Feira de Santana
+30...+30° C
Dólar:   R$ 3,130
Euro:   R$ 3,730
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Saúde

todas as notíciasseta


Capital tem casos de tuberculose com 14 mortes registradas

A situação na Bahia também é preocupante: o estado ocupa a liderança em casos no Nordeste e o terceiro lugar no país


16/07/2017 às 09:51h

Capital tem casos de tuberculose com 14 mortes registradas
Crédito: Reprodução

Salvador registrou 723 casos de tuberculose com 14 mortes entre janeiro e julho desse ano, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (14) pela prefeitura. A doença, que muitos julgavam extinta, preocupa as autoridades de saúde locais, já que somente em 2015, 1.618 casos novos foram notificados e 130 pessoas morreram na capital baiana.

 

A situação é preocupante também nos demais municípios baianos. Em março, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) informou que a Bahia é o terceiro estado do país e o primeiro da região nordeste em número de casos de tuberculose. Somente entre 2013 e 2015, mais de 14 mil pessoas tiveram a doença no estado e 1,1 mil morreram.

 

Ainda conforme a secretaria, Salvador aparece como a terceira capital em número de casos da doença, com uma média de 2 mil novas notificações por ano. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por sua vez, criou o chamado “Grupo Condutor Municipal de Controle da Tuberculose”, para planejar ações de prevenção, promoção e assistência de reabilitação de pacientes.

 

Em cronograma a ser definido nos próximos dias, conforme a administração municipal, a equipe se reunirá para elaborar políticas públicas voltadas para o tema. O primeiro encontro ocorre na próxima segunda-feira (17). Uma das medidas a ser pensada é a descentralização do serviço de prevenção e diagnóstico da doença para ambientes onde haja pessoas vulneráveis à infecção, a exemplo dos lugares que concentram moradores de rua.

FONTE: bahia.ba
REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

TVGeral

Circuito SEST SENAT 2017 - Etapa Feira de Santana-Ba
Publicidade
Bruno Best Travel
Mamãe 6 estrelas
Instituto
PMFS 184 anos
Vilage Marcas e Patentes
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas