Ponto e Vírgula 03/09/2022

Ponto e Vírgula 03/09/2022

Sobe - Cordelista Franklin Maxado por ter sido homenageado na 15ª edição da Feira do Livro.

Desce - Deputados federais baianos que foram multados por terem cometido infrações ambientais.

Suspensão

A Justiça Eleitoral mandou suspender a veiculação de uma propaganda eleitoral da federação partidária PT/PCdoB/PV contra o candidato a governador ACM Neto (UB) por conter fake news e ofensa à honra e à imagem. Os ataques, segundo a decisão da juíza relatora do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), Carina Cristiane Canguçu Virgens, "transbordam os limites da razoabilidade e da mera crítica política para constituir - tudo está a indicar - ofensa à honra e à imagem do candidato junto ao eleitorado, além de propaganda negativa".

Aprovada

O TRE-BA aprovou, na manhã de ontem (2), a candidatura de Ana Coelho (Republicanos) a vice-governadora. Ana Coelho é postulante a vice-governadora na chapa de ACM Neto (UNIÃO). A sua candidatura foi questionada por Kleber Rosa (Psol), também candidato ao governo, e por Leandro de Jesus (PL), candidato a deputado estadual.

Mais e melhor

Acompanhado de oito dos 13 prefeitos do Extremo-Sul da Bahia, além de vice-prefeitos, deputados estaduais e federais que representam a região, bem como do governador Rui Costa e do senador e candidato a reeleição Otto Alencar (PSD) e de dezenas de lideranças, o candidato a governador Jerônimo Rodrigues (PT) declarou, durante comício em Medeiros Neto, a 727 quilômetros de Salvador, que vai "fazer mais e melhor" que o governador Rui Costa.

Rejeição

A nova rodada da pesquisa Datafolha, encomendada pela Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo, apontou que o presidente Jair Bolsonaro (PL) é o candidato à presidência mais rejeitado pelos eleitores. Ao todo, 52% dos entrevistados no levantamento declararam que não votariam no atual chefe do Executivo nacional. Em segundo lugar, aparece o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 39%. No levantamento anterior, divulgado no dia 18 de agosto, Bolsonaro tinha 51%, enquanto o petista, 37%.

Liderança

Considerando as pesquisas divulgadas em agosto e na quinta-feira (1º), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera em 13 estados na corrida presidencial deste ano. Candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL) está na frente em nove unidades da federação e há quatro empates técnicos, considerando a margem de erro. O levantamento é do site Metrópoles.

Liderança I

No sudeste, foco das duas campanhas, Lula lidera em Minas Gerais e São Paulo. No Espírito Santo e Rio de Janeiro, há empate técnico. O petista está na dianteira também nos nove estados nordestinos e no Tocantins e no Amazonas, na região Norte. O candidato à reeleição venceria a disputa, conforme as pesquisas, nos três estados do Sul. No Centro-Oeste, tem mais intenção de votos no Mato Grosso e no Distrito Federal. Goiás e Mato Grosso do Sul completam a lista de estados com empate técnico. Bolsonaro também prevalece em quatro estados do Norte: Acre, Amapá, Rondônia e Roraima.

Eleitores voláteis

Eleitores que declaram voto em Ciro Gomes (PDT) e em Simone Tebet (MDB), mas não estão plenamente convictos da escolha, têm padrões de comportamento diferentes quando questionados pelo Datafolha sobre qual outro candidato teria mais chance de receber seu apoio. Ciro, com 9%, e Tebet, com 5%, são os nomes que mais pontuaram depois de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) na pesquisa divulgada pelo instituto.

Fundão

Os candidatos ao Palácio do Planalto já gastaram R$ 19,7 milhões do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), também conhecido como Fundão, em pouco mais de duas semanas de campanha. Os presidenciáveis têm até 1º de outubro, véspera do primeiro turno, para usar o valor. No total, o Fundão teve neste ano o maior montante já destinado desde 2017, quando o dispositivo foi criado: R$ 4,9 bilhões.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/