Ponto e Vírgula 03/09/2025
Sobe - Criança feirense, Yure Cedraz Oliveira, por ter sua ideia transformada em projeto de lei, na Câmara Federal, em Brasília.
Desce - Prefeituras baianas, que não desenvolvem ações para combater a venda de bebidas alcoólicas, à crianças e adolescentes.
Desce - Prefeituras baianas, que não desenvolvem ações para combater a venda de bebidas alcoólicas, à crianças e adolescentes.
Lula x Bolsonaro
O presidente Lula (PT), aparece à frente em todos os cenários apresentados pela pesquisa Real Time Big Data, divulgada na última segunda-feira, 1º, véspera do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no Supremo Tribunal Federal (STF). Entre os nomes apresentados pela sondagem que concorre com o presidente Lula, estão: a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), os governadores de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e Renan Santos (MBL). Apesar de inelegível até 2030, a pesquisa também incluiu o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está em prisão domiciliar. Inclusive, ele é um dos únicos nomes que consegue empatar com o petista, na disputa pelo Palácio do Planalto.
União Brasil e PP
A Federação formada pelo PP e pelo União Brasil anunciou, ontem, que está formalmente desembarcando do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O anúncio foi feito pelo presidente do União Brasil, Antônio Rueda, na Câmara dos Deputados. O PP é o partido do ministro do Esporte, André Fufuca, enquanto o União Brasil possui o ministro do Turismo, Celso Sabino. A determinação é que ambos deixem seus cargos, nas próximas semanas, com o risco de sofrer punições internas caso descumpram a ordem. "Esta decisão representa um gesto de clareza e de coerência. É isso que o povo brasileiro e os eleitores exigem de seus representantes", diz a nota lida por Rueda.
Ex-prefeito
O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM), aplicou multa de R$ 5 mil, ao ex-prefeito Colbert Martins Filho, após reconhecer irregularidades em contratos com cooperativas, no âmbito da saúde. O vereador Professor Ivamberg (PT), na sessão de ontem (02), comunicou a decisão do órgão, que constatou "superfaturamento e falhas, no controle interno da Prefeitura de Feira de Santana, relacionadas a pagamentos superiores a R$ 79 milhões nos exercícios de 2020 e 2021". Segundo o parlamentar, a representação encaminhada ao Tribunal foi assinada por ele e pelo vereador Silvio Dias (PT). "Na época, questionamos o superfaturamento e a ausência de fiscais nos contratos firmados com cooperativas, e agora o TCM confirma a nossa denúncia", reforçou Ivamberg.
Pensar Feira
O Instituto Pensar Feira está envolvido na organização da comitiva de Feira, que seguirá a Brasília, para homenagens pelo aniversário da cidade, próximos dias 16 e 17, quando haverá uma sessão comemorativa, no Congresso Nacional. O presidente da Câmara, Marcos Lima (União Brasil), informou que se reuniu com a diretoria da organização social, nos últimos dias (o presidente da entidade, Edson Piaggio, e o vice-presidente Marcelo Alexandrino), para definição de vários temas a serem apresentados a deputados, senadores e ministros, na capital federal.
A pauta
Um dos assuntos de consenso, para encaminhamento com as autoridades federais, é a implantação da Região ametropolitana de Feira de Santana. Também estão na agenda a transformação da cidade, em um polo de excelência, na área de saúde, além da criação da Universidade Federal de Feira de Santana. O instituto, segundo o presidente da Câmara, busca colaborar, na discussão de outras prioridades, como a ampliação e o pleno funcionamento do Aeroporto João Durval, a implantação de uma Ceasa fora do centro urbano e a requalificação do centro de Feira de Santana. Garantiu Marcos Lima que, em Brasília, junto com outros vereadores e empresários, vai cobrar várias ações do Governo Federal, que "arrecada tanto neste município, mas o retorno é muito pouco".
Moraes
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou, na abertura do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que "não aceitará coação" no curso do processo judicial. No início da leitura do seu relatório, o magistrado mencionou o papel da Corte perante a sociedade. "Esse é o papel do Supremo Tribunal Federal, julgar com imparcialidade e aplicar a Justiça a cada um dos casos concretos. Independentemente de ameaças ou coações. Ignorando pressões internas ou externas", afirmou Moraes.
Golpe do INSS
Integrantes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), aprovaram uma proposta de envio ao Supremo Tribunal Federal (STF), de um pedido para que a Corte autorize a prisão preventiva de 21 pessoas investigadas por suposto envolvimento, na cobrança ilegal de mensalidades associativas descontadas das aposentadorias e pensões de milhões de brasileiros, em todo o país. Caberá ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, relator do processo, na Corte, decidir sobre o pedido de prisões preventivas solicitadas pelos parlamentares.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.