Ponto e Vírgula 05/07/2025

Ponto e Vírgula 05/07/2025

Sobe - Alexandre de Morais, por suspender atos sobre IOF e convocar conciliação entre governo e congresso.

Desce - Homem, que empurrou professora, durante protesto no 2 de Julho.

Maroquinha 

Segundo informações do prefeito Zé Cocá (PP) de Jequié, município que gastou quase R$ 9 milhões com as bandas de forró, em festividade de 11 dias, informou ao prestigiado jornalista Levi Vasconcelos (Jornal A Tarde), que a cidade recebeu 500 mil pessoas. Pelo que se sabe, não tem uma praça na cidade que possa receber 20 mil pessoas. Dividido pelos 11 dias, dá quase 50 mil pessoas por dia, em um espaço da festa na cidade, e quantidade in-formada é suficiente para lotar o estádio da Fonte Nova, em 12 decisões do Campeonato Baiano entre Bahia e Vitória. Onde agregar essas pessoas, se em Jequié não se tem registro que tenha acomodações para receber nem três mil pessoas nos hotéis e pensões da cidade? Tudo indica que Cocá exagerou. Também São João, licor à vontade... sabe como é, né? Tudo pode acontecer. 

Que mentira, que lorota boa 

Pois bem, o título dessa nota é trecho de uma música de Luiz Gonzaga "Lorota boa", se aplica bem à história sobre Maroquinha e outros causos. Em outra informação, o prefeito diz que 337 milhões de reais circularam no município ensejando 3.250 vagas de emprego, no comércio, e o crescimento de vendas com relação ao ano passado, se registrou aumento de 65% no fa-turamento e 7% dessas empresas tiveram crescimento nas vendas de 85%. Nem na China, acompanhada dos tigres asiáticos, outros países com cresci-mento pleno, conseguiram chegar à metade dessa façanha em um ano, pois, em Jequié, o prefeito chutou 65%. Desse jeito, Cocá será requisitado para o Ministério do Desenvolvimento Econômico por diversos países do mundo. Vamos cantar o refrão "Oh, oh, oh! Que mintira que lorota boa".

Festa de arromba 

Observando os últimos acontecimentos políticos do final do mês passado, ficou registrado o aniversário do vice-prefeito de Feira de Santana, Pablo Roberto, em uma casa de eventos lotada. Foram correligionários de Pablo. Ele, que é pré-candidato a deputado federal, arregimentou outros políticos que disputarão eleição no próximo ano ou não. Estavam lá, o prefeito Zé Ronaldo; o pré-candidato a governador, ACM Neto; deputados, vereadores e observadores. A festa de arromba poderia ser cantada, se ainda vivo, por Erasmo Carlos, com toda pompa. 

Ação x reação 

O registro acima, é porque Pablo ensejou para o outro pré-candidato a deputado federal (do mesmo grupo político) Zé Chico, que até então estava em estado letargia política, que ele (Pablo) estaria com grande força eleitoral. Dez dias depois da festa de Pablo, Zé Chico postou o recebimento de apoios de oito suplentes de vereador e, na semana passada, constava, nas redes sociais, mais 6. Durante todo o ano passado, quando começaram a aparecer os pré-candidatos, até a festa de Pablo, este ano, Zé Chico não tinha recebi-do, ainda, apoio de ninguém. Como Pablo não mostrou nenhum daqueles que já se manifestaram como apoiadores dele, fica a sensação que Zé Chico, de goleada, está dando 14x0 em Pablo, no quesito produtores de voto. 

Expectativa 

Pablo e Zé Chico deverão ser apoiados pelo prefeito de Feira, Zé Ronaldo. Esses dois terão que enfrentar, ainda, a concorrência do ex-prefeito de Feira, Colbert Filho, ainda alicerçado no prestígio do pai. Só pra registrar, penso que os dois ficarão ancorados no apoio de Ronaldo. Enquanto, Colbert deve es-perar que Ronaldo também lhe coloque as mãos no ombro. Mas, na verdade, na verdade, o sinal desta semana, na prefeitura de Salvador, Colbert está confiando mesmo é no pedido de votos para ele, de ACM Neto e Bruno Reis. Se é assim, podemos ter três deputados federais só no grupo de ACM Neto.

Mario Negro Monte 

O conselheiro Mário Negromonte se despediu do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, na sessão de quinta-feira (03/07), em razão da apo-sentadoria compulsória imposta a todos os servidores públicos aos 75 anos de idade. O conselheiro, agora aposentado, integrou a Corte por 11 anos e será substituído no cargo por um integrante do Ministério Público de Contas a ser escolhido pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e aprovado pela Assembleia Legislativa. O presidente do TCM, conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto fez o discurso de homenagem e lembrou a contribuição que Mário Negromonte deu, ao longo de mais de uma década, para o en-grandecimento do TCM. 

PT de olho 

A aposentadoria de Negromonte (vice-presidente do Tribunal) abre ca-minho para o PT ampliar de forma decisiva a influência sobre o TCM. Isso porque o conselheiro Nelson Pelegrino, ex-deputado federal do PT, deve ser candidato único ao posto, em eleição que ocorre nos próximos dias. Sendo eleito vice-presidente, Pelegrino assume o comando do TCM em agosto do ano que vem, quando o atual presidente da Corte, conselheiro Francisco An-drade Netto, se aposenta de forma compulsória antes de concluir o segundo mandato, para o qual foi reeleito no início deste ano 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 05 Julho 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/