Ponto e Vírgula 05/08/2025
Sobe - TRE, por oferecer diversos serviços gratuitos, em Feira de Santana.
Desce - Embasa, por ser acionada pelo MP, por cometer irregularidades no sistema de escoamento sanitário.
Ironizou
O governador Jerônimo Rodrigues (PT), comentou os resultados da mais recente pesquisa do Paraná Pesquisas, divulgada na quinta-feira (31), que apontou o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil), com 53,5% das intenções de voto para 2026, contra 28,1% do atual governador. Durante reunião com representantes da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), na segunda- -feira (4), em Salvador, Jerônimo ressaltou, em tom de ironia, que sua pontuação subiu de 5% ou 6% na sua primeira eleição para cerca de 30%.
Impasse
O governador Jerônimo Rodrigues (PT), tem sido aconselhado por colaboradores e políticos aliados a adiar a escolha do substituto do conselheiro aposentado Antônio Honorato, no Tribunal de Contas do Estado (TCE). Embora haja um acordo para que o novo titular da cadeira seja indicado pelo senador Otto Alencar, presidente do PSD na Bahia, o chefe do Executivo estadual deve aguardar o desenrolar das discussões sobre a composição da chapa majoritária em 2026 e também o rumo que o partido aliado tomará no pleito presidencial.
Pressão
Líderes de partidos de oposição no Senado pressionam o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), a defender o senador Marcos do Val (Podemos-ES), que teve a liberdade restrita por decisão do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes. Do Val viajou aos Estados Unidos contrariando decisão expedida pelo magistrado. Moraes havia determinado a apreensão do passaporte do senador, mas ele viajou com o documento diplomático, que continuava em sua posse.
Não está errado
Ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ex-corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Eliana Calmon aprova a aplicação das sanções do governo dos Estados Unidos ao ministro do Superior Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, com base na Lei Magnitsky. Para ela, o relator das ações do 8 de janeiro cometeu "irregularidades claras" ao conduzir investigações que envolvem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ao impor restrições a empresas de tecnologia americanas, sem seguir os trâmites legais internacionais.
A tese
Em entrevista ao Política Livre, concedida na última sexta-feira (01), Eliana fez críticas severas ao STF como um todo, que, em sua visão, atua politicamente, extrapola suas funções constitucionais e tem se fechado em torno de Alexandre de Moraes por puro corporativismo. Ela considera inevitável a condenação de Bolsonaro, não necessariamente por provas, mas como forma de o Supremo preservar sua própria imagem diante da sociedade e da comunidade internacional.
Mais um
O presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Jean Lima, pediu demissão ontem (4). A saída foi comunicada por ele ao ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira. Jean Lima afirmou ao g1 que enviou a Sidônio uma carta informando a decisão. Ao informar a demissão a funcionários da EBC, de acordo com relatos, ele indicou que ainda não sabe quem será o sucessor. O dirigente é o segundo a deixar o comando da EBC no atual governo Lula. Em outubro de 2023, Hélio Doyle pediu demissão do cargo após ter republicado publicações consideradas ofensivas a Israel.
Persona non grata
No retorno dos trabalhos legislativos na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), nesta segunda-feira (4), o deputado estadual Robinson Almeida (PT) apresentou uma moção de repúdio ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificando-o como "persona non grata no estado". A iniciativa do parlamentar baiano acontece em meio ao agravamento das tensões comerciais entre Brasil e EUA e a tentativa de ingerência política do governo americano no processo judicial contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e participantes dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.