Ponto e Vírgula 06/05/2022

Ponto e Vírgula 06/05/2022

Sobe - Os jovens brasileiros, que mesmo tardiamente tiraram título eleitoral, fazendo com que a justiça eleitoral alcançasse quase 9 milhões de emissões em 30 dias.

Desce - Equipe econômica do Governo Federal, pela incapacidade de frear a inflação, que corrói as finanças dos brasileiros.

Dayane

A deputada federal Professora Dayane Pimentel (UB) defendeu na quarta-feira (04), a urgente aprovação do projeto de lei que estabelece o piso nacional de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras (PL 2564/20). "A categoria de enfermagem precisa e merece ter seu piso salarial aprovado. Estou nessa luta ao lado dos nossos profissionais de saúde", diz Professora Dayane. A proposta foi aprovada na Casa.

Roma

Desconhecido pelo eleitorado baiano, o pré-candidato ao governo da Bahia, João Roma (PL), usou o horário de TV do seu partido, divulgado nesta semana, para se apresentar e se vincular ao programa federal "Auxílio Brasil", que substituiu o Bolsa Família. "Meu nome é João Roma. Talvez, você ainda não me conheça, mas já conhece o meu trabalho. Junto com o presidente Bolsonaro liderei a criação do Auxílio Brasil, que melhorou o Bolsa Família", diz Roma.

Tempo

Pré-candidato do PSDB à Presidência, João Dória (PSDB) pediu, a bancada federal do partido mais tempo para crescer nas pesquisas eleitorais. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, os deputados manifestaram preocupação com a estagnação do tucano até o momento, e com os impactos que uma candidatura à Presidência com poucas chances de sucesso pode ter nas eleições proporcionais. Doria participou de um jantar oferecido pelo líder do PSDB na Câmara, o deputado federal baiano Adolfo Viana.

Urgência

A Câmara dos Deputados aprovou na quarta (4), por 358 votos a 32, o requerimento de urgência para Projeto de Lei 4606/19, de autoria do deputado Pastor Sargento Isidório (Avante), que proíbe qualquer alteração, edição, supressão, adição ou adaptação aos textos dos livros da Bíblia. A aprovação da urgência acelera a tramitação do texto, que agora pode ser votado diretamente no plenário da Câmara, sem a necessidade de passar pelas comissões temáticas na Casa.

Vetou

O presidente Jair Bolsonaro vetou o projeto conhecido como nova Lei Aldir Blanc, que previa a criação de uma política nacional permanente para fomento à cultura, com a previsão de repasses anuais de R$ 3 bilhões da União para estados e municípios. A proposta foi aprovada pelo Senado em março, por 74 votos a favor e nenhum contrário, com uma abstenção.

Comemoração

Após o fechamento do cadastro eleitoral para as Eleições 2022, na quinta-feira (5), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministrou Edson Fachin, antecipou e comemorou alguns dados sobre o alistamento de eleitores, durante sessão plenária da Corte. Nos últimos 31 dias, foram registrados 8.553.519 pedidos relativos ao título de eleitor, seja de forma presencial nos cartórios, pelo sistema Elo, ou de forma virtual pelo Título Net, informou Fachin. "A Justiça Eleitoral mostrou toda a força que tem nessa reta final do cadastro eleitoral para as Eleições 2022, encerrado no dia de ontem", disse o ministro.

Lauro de Freitas

Bate-boca e agressões tomaram conta da sessão de quarta-feira (04), na Câmara Municipal de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. Imagens registraram a confusão entre o líder do governo na Casa, Edvaldo Palhaço (Cidadania), a vereadora Luciana Tavares (PCdoB) e o cinegrafista Pablo Rosa, assessor do também vereador Gabriel Bandarra (UB), popularmente conhecido como Tenóbio. De acordo com nota enviada pela assessoria de Tenóbio, Palhaço teria agredido física e verbalmente seu cinegrafista.

Irecê

O Ministério Público estadual recomendou ao Município de Irecê que somente efetue gastos com festejos, tais como São João e aniversário da cidade, caso exista previsão na Lei Orçamentária Anual (LOA) que os autorize. Além disso, as despesas devem ser compatíveis com os limites previstos na legislação orçamentária. No documento, o MP recomendou ainda que a contratação de artistas não consagrados se dê por meio de procedimento licitatório, com contratação direta via credenciamento. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 30 Janeiro 2023

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/