Ponto e Vírgula 09/12/2021

Ponto e Vírgula 09/12/2021

Sobe - O esforço hercúleo de bolsonaristas ao conseguirem, via internet, indicar o presidente brasileiro com 9 milhões de cliques para personalidade do ano da Revista Time.

Desce - Direção da Casa do Trabalhador por prejudicar a sociedade com a falta de servidores para garantir atendimento.

Vitória de Bolsonaro

Os bolsonaristas estão eufóricos com o resultado da pesquisa popular da "Revista Time", para escolha das personalidades mais influentes do mundo. No universo de cerca de 36 milhões de votos via internet, ele obteve 9 milhões de citações. Os votos não foram consignados por ip único, o que quer dizer que uma pessoa poderia votar quantas vezes quisesse. Mas, enfim, estão certos os seguidores do Presidente, que celebram essa primeira vitória de Bolsonaro depois das eleições.

Mundo real

É bom deixar claro, que essa votação não é garantia nenhuma que o presidente possa estar na capa da Time. A escolha real é aquela definida pelo conselho editorial da respeitável revista. Levando em conta que, o Brasil conta com 147 milhões de eleitores e nessa pesquisa de ontem (8), apresentada pelo Banco Genial, através da Quaest Pesquisas, Bolsonaro pontua com 21% das intenções de voto, no momento - isso representa em votos, pouco mais de 30 milhões. Existe portanto, uma grande defasagem entre os que dizem votar hoje nele, e aqueles votos que foram conduzidos para colocá-lo com os 9 milhões de votos na Time.

Tudo certo

Ao que tudo indica, o pré-candidato a deputado estadual Pablo Roberto vai apoiar Marcelo Guimarães Filho para federal. E pelo que se tem conhecimento, já cooptou o ex-vereador Justiniano França para se juntar a ele nessa empreitada.

FNP

Mais de 60 prefeitos de cidades com mais de 80 mil habitantes se reuniram ontem (8), em Brasília, no que eles chamam de "Dia D", onde levaram ao Congresso Nacional uma série de pautas que consideram urgentes para suas cidades. O colapso do sistema de transporte público urbano vivido em todo o país foi o tema principal da mobilização articulada pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

MDB quer espaço

O presidente do partido Movimento Democrático Brasileiro (MDB) da Bahia, Alex Futuca, disse que vai pleitear um espaço para a legenda na chapa majoritária encabeçada por ACM Neto (DEM) nas eleições de 2022. Futuca revelou que nos próximos dias terá algumas conversas com o pré-candidato ao governo baiano.

Simone Tabet

O MDB lançou ontem (8), a pré-candidatura à Presidência da República da senadora Simone Tebet. O evento, realizado em um hotel em Brasília, contou com as presenças dos presidentes do PSDB, Bruno Araújo, do União Brasil, Luciano Bivar, e representantes do Cidadania - três partidos que também buscam viabilizar candidatos a presidente pela 'terceira via', em oposição tanto ao presidente Jair Bolsonaro quanto ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Vai manter

A maioria dos parlamentares da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) votou contra a soltura do caminhoneiro e youtuber Marcos Antônio Pereira Gomes, conhecido como Zé Trovão. Os ministros julgaram um habeas corpus da defesa contra decisão do ministro Alexandre de Moraes que determinou a prisão preventiva de Gomes. O caminhoneiro é investigado no inquérito que apura incitação a atos criminosos e violentos de protesto às vésperas do feriado de 7 de setembro.

CPI da COELBA

A bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) decidiu retirar as assinaturas de apoio à abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a Coelba. A decisão foi tomada após tentativas do bloco governista de emplacar presidência e relatoria do colegiado, inclusive já anunciando como presidente o deputado Vitor Bonfim, numa clara sinalização de que pretende atropelar os trabalhos. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quarta, 17 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/