Ponto e Vírgula 11/06/2024

Ponto e Vírgula 11/06/2024

Sobe - Educação baiana, por ser pioneira na promoção da sustentabilidade.

Desce - Prefeitura de Ipirá, por ser acionada pelo MP a pagar R$ 3 milhões por precariedade do transporte escolar.

Comunicação
O vereador Ivamberg Lima (PT) contratou a jornalista Emanuele Pilger para coordenar o setor de jornalismo e de redes sociais do seu mandato. É o primeiro dos vereadores a organizar, através de uma coordenação, essa área tão sensível. Além de jornalista, Emanuele é também advogada e, com a larga experiência que tem no jornalismo, será um diferencial para o mandato de Ivamberg. Ficou claro ainda, que é exclusivamente neste setor. Não estando aí, agregado, qualquer trabalho que enquadre atividade na busca direta de votos.

Solução
Será solucionada uma dúvida, no projeto de lei do Poder Executivo que reajusta em 4% o salário dos servidores municipais. O vereador José Carneiro (União Brasil), líder governista na Câmara, anunciou que apresentará a emenda que vem sendo sugerida por vários colegas, espeficando no texto, entre os contemplados, algumas categorias que recebem piso salarial. São as classes de enfermeiros, professores, agentes de endemias e de saúde. "O prefeito me autorizou fazer esta emenda. Quero dizer, no entanto, que ela deverá ser coletiva, de bancada, não quero sozinho este mérito".

Oposição
Os vereadores de oposição Jhonatas Monteiro (PSOL), Professor Ivamberg e Silvio Dias (PT), mais também a presidente da Casa, Eremita Mota (PP), entre outros, defendem a emenda no projeto, uma vez que, sem ela, não há garantia legal de que os servidores que tem piso próprio vão ter direito ao mesmo percentual dos demais. "Diante do questionamento dos colegas (se os segmentos que têm piso salarial estão entres os beneficiados com o reajuste),fomos ver como era feita antes esta matéria de reajuste", disse José Carneiro.

Serra Preta
Evandro Figueiredo (Vando) e Igor Almeida oficializaram suas pré-candidaturas a prefeito e vice de Serra Preta, em evento que contou com a presença de líderes políticos e simpatizantes. O lançamento aconteceu em clima de otimismo, com discursos que destacaram a proposta de transformação e desenvolvimento para a cidade. O deputado licenciado e atual secretário de Desenvolvimento Econômico, Ângelo Almeida, falou sobre a importância da candidatura de Vando para o progresso local. Nota publicada pela assessoria do pré-candidato.

Depois das críticas
Após as fortes críticas do empresário e do empresariado contra a Medida Provisória (MP), que restringe a compensação de créditos tributários do PIS/Cofins, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad afirmou que é preciso "dar crédito a Receita Federal para explicar o que está acontecendo aos parlamentares" para que eles participem da solução para o problema. Segundo Haddad, a grande maioria das empresas faz o uso correto dos créditos tributários.

Kits de Robótica
A Polícia Federal (PF), está prestes a completar nove meses sem conseguir cumprir a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou a devolução dos bens apreendidos, na operação contra os aliados do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Eles eram suspeitos de envolvimento em desvio de verbas do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), em Alagoas, no que ficou conhecido. Cerca de R$ 4 milhões deveriam ter sido devolvidos ao dono, conforme determinou uma decisão do ministro Gilmar Mendes, que anulou a operação e mandou destruir as provas produzidas pela PF.

Pec das praias
O senador Flávio Bolsonaro (PL), relator da chamada PEC das Praias, alterou o texto do projeto para ressaltar que o acesso ao litoral brasileiro seguirá livre para a população. Com a alteração do texto, o senador tem a ideia de afastar a interpretação de que a proposta visa "privatizar" as praias e impedir o acesso da população. "As praias são bens públicos de uso comum, sendo assegurado o livre acesso a elas e ao mar, ressalvadas as áreas consideradas

de interesse de segurança definidas em legislação específica", diz o novo artigo proposto por Flávio Bolsonaro. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 13 Junho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/