Ponto e Vírgula 13/06/2024

Ponto e Vírgula 13/06/2024

Sobe - O legado deixado pelo espirituoso jornalista Azevedo Júnior, que fará muita falta aos amigos e familiares.

Desce - Estabelecimentos e pessoas que comercializam fogos de artíficio de forma clandestina.

Botafogo

Ontem (12), almoçamos, eu e o deputado Targino Machado, em um dos restaurantes da cidade, em uma momento de efervescência política e eleitoral, no Município. E sabe do que tratamos? Da performance do Botafogo de Futebol e Regatas. Motivação para falar sobre o clube, é que nós dois somos alvinegros, botafoguenses raiz! Moral da história: não sou nem candidato, mas almocei com Targino Machado.

São Francisco do Conde
Estive ontem (12), no início da manhã, acompanhado da pré-candidata a prefeita de São Francisco do Conde, Ró Valentim, palestrando para 30 pré-candidatos a vereador que acompanham em duas chapas a pré-candidata. O clima na cidade conduz a uma vitória de Ró, que recebe um legado da irmã, Rilza Valentim, que foi a única reeleita no Município e que faleceu precocemente, ainda no meio do mandato. A esperança entre os pré-candidatos é que ela, Ró, reedite, sendo vencedora, os passos exitosos da irmã.

Sacolas não retornáveis
Os estabelecimentos comerciais de Feira de Santana poderão ser obrigados a oferecer, de forma gratuita, sacolas não retornáveis, que sejam legalmente consideradas biodegradáveis, para o acondicionamento e transporte dos produtos adquiridos pelos consumidores. A medida está prevista, no Projeto de Lei 111/2021, aprovado, em primeira discussão, na sessão de ontem (12) da Câmara Municipal. A proposta, de autoria do vereador Pedro Cícero (PP), deve ser discutida em segunda e última votação nas próximas sessões.

Saúde bucal
Uma pesquisa promovida, recentemente, pelo Ministério da Saúde, aponta que o acesso à saúde bucal pública, em Feira de Santana, se restringe a apenas 32% da população. A informação é do vereador Professor Ivamberg (PT), que divulgou resultados deste balanço durante a sessão de ontem (12) da Câmara Municipal. Odontológo por formação, ele alerta para a gravidade da falta de cuidado com os dentes: "Uma cárie não tratada pode gerar complicações graves e, até mesmo, evoluir para um câncer". Na prática, Ivamberg disse que a dificuldade em cuidar dos dentes de forma gratuita, em Feira de Santana, fica evidente, ao visitar unidades de saúde do Município.

Camelôs
A coordenação do Arraiá do Comércio, este ano, não está permitindo que camelôs do município comercializem seus produtos no local do evento. A reclamação foi feita ontem (12), na Câmara, pelo vereador Luiz da Feira (PP). Segundo ele, desde ontem (terça), diversos trabalhadores informais têm entrado em contato com a sua equipe de mandato informando a proibição imposta por agentes de fiscalização, conhecidos popularmente como "Rapa". "Estão impedindo que eles vendam seus produtos, na Praça Bernadino Bahia, local onde está acontecendo esta festa", afirmou. Um dos principais representantes da categoria no Legislativo, o vereador solicitou da Prefeitura e também do Sesc, responsáveis pela organização, atenção aos vendedores ambulantes.

Tem diálogo
O governador Jerônimo Rodrigues negou rumores de que haveria "falta de diálogo" entre o executivo e os deputados, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). "Tô' tratando, dialogando diariamente com os deputados e fazendo entregas. Se há algum descontentamento, não é de atendimento meu, deve ter alguma coisa aí, que não tá normal", declarou o governador. Os debates sobre a postura do gestor estadual com relação ao Legislativo ganharam mais força após a formação do G10, novo grupo suprapartidário composto por dez deputados que se uniram para promover maior debate
com o Governo.

Deltan
A 1ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) confirmou a condenação ao ex-procurador Deltan Dallagnol, que coordenou a força-tarefa da Lava Jato a pagar R$ 75 mil em danos morais ao presidente Lula (PT), pela entrevista na qual divulgou a denúncia do tríplex, em Guarujá (SP). O momento ficou conhecido pela apresentação de um arquivo, em PowerPoint, reproduzido em um painel. O colegiado acompanhou a relatora do caso, ministra Cármen Lúcia. Em abril deste ano, a magistrada já havia mantido a indenização fixada pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça), em 2022.

União Brasil

O ex-prefeito de Salvador ACM Neto foi empossado como vice-presidente nacional do União Brasil. Além de Neto, o advogado Antônio Rueda foi oficializado presidente da legenda. O ato aconteceu no Iate Clube de Brasília. Neto e Rueda foram eleitos durante convenção partidária, realizada em 29 de fevereiro, de forma unânime. O União Brasil conta hoje com uma bancada de 59 deputados federais e 7 senadores. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 14 Julho 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/