Ponto e Vírgula 14/04/2023

Ponto e Vírgula 14/04/2023

Sobe - UEFS por ser a única universidade pública do Brasil a possuir uma residência exclusiva para estudantes indígenas.

Desce - Aqueles que são autores e que compartilham boatos espalhando pânico a estudantes e professores.

Conversa

Questionado sobre a declaração do vereador Jhonatas Monteiro (PSOL) de que pode conversar com o PT sobre as eleições de prefeito de 2024 em Feira de Santana, o deputado federal Zé Neto (PT) disse ser positivo. "Estamos marcando uma conversa com Jhonatas Monteiro sobre o assunto. É nosso entendimento que devemos conversar com todas as forças democráticas de Feira. O PSOL já nos apoiou no segundo turno em 2020. Portanto, entendemos que é possível uma conversa e vamos avançando", declarou Zé Neto. (Bahia na Política)

Saúde

A situação vivida atualmente pela saúde de Feira de Santana é classificada como a "pior da história", pelo vereador Jurandy Carvalho (PL). Em discurso na Tribuna da Câmara, ele disse que esta realidade se deve ao fato de que os Governos Estadual e Municipal não cumprem o seu papel na gestão da área. Para Jurandy, se forem analisados os vários relatos e casos reportados nos últimos dias pela imprensa feirense, será constatado que estes dois entes públicos "falham" em suas responsabilidades. "Vamos ser corretos e coerentes: tanto o Estado quanto o Município falharam no problema da distribuição de insulinas, por exemplo", constata.

Ensino

Estudantes de escolas pertencentes à Prefeitura de Feira de Santana, no distrito de Maria Quitéria, estão tendo contato com professores apenas a cada 15 dias, uma situação que tem preocupado pais e mães de alunos da comunidade. A denúncia foi feita pela vereadora Lu de Ronny (MDB) na Tribuna da Câmara, ao apontar que o Município de Feira de Santana vive "uma desordem total" em diversas áreas. Segundo a vereadora, a situação ocorre porque os "três pilares" de uma gestão pública (saúde, educação e segurança) têm obtido desempenho insatisfatório no governo do prefeito Colbert Martins Filho. Nesta linha de raciocínio, ela mais uma vez chamou a atenção para a realização da Micareta este ano. "É um evento importante, o segundo de maior público na Bahia", observa.

Lídice

A deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) foi escolhida, para a coordenação da bancada baiana, na Câmara dos Deputados. A parlamentar terá como subcoordenadora a deputada Rogéria Santos (Republicanos). É tradição que aliados do governo estadual ocupem a coordenação e oposicionistas o segundo posto. Essa será a terceira vez que Lídice assume o posto. Ela foi coordenadora durante os governos de Jaques Wagner (PT). Depois foi para o Senado, onde ficou até 2019, e em 2022 voltou à Câmara assumindo a coordenação da bancada baiana.

Popular

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) foi considerado o 13º governador mais popular da internet no Brasil. De 0 a 100, Rodrigues conseguiu a pontuação de 19,6 em abril, conforme o levantamento divulgado pelo Índice de Popularidade Digital (IPD), calculado pela empresa de pesquisa e consultoria Quaest. Levando em conta, apenas a região Nordeste, o gestor baiano aparece em quarto lugar no pódio digital. Quem classifica na primeira posição é a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), com 44,6 pontos. Seguida dos seguintes gestores estaduais: Carlos Brandão (PSB), do Maranhão, e Ratinho Júnior (PSD), da Paraíba.

União dos países emergentes

"A união de países emergentes é capaz de gerar mudanças econômicas e sociais relevantes para o mundo". A frase do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deu o tom da expectativa da comitiva brasileira no primeiro compromisso oficial na viagem à China. Lula compareceu à posse de Dilma Rousseff na chefia do Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS, em Xangai. Ao longo do evento, o presidente e a comitiva de ministros e parlamentares se encontraram com quase duas dezenas de funcionários brasileiros do banco, tiraram fotos com os cerca de 200 servidores da instituição e com vice-presidentes do NBD e participaram de um almoço no trigésimo andar do prédio, que oferece uma vista panorâmica da cidade de mais de 26 milhões de habitantes.

Influente

A revista Time incluiu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como uma das personalidades mais influentes do mundo em 2023. A publicação justificou a escolha por conta dos compromissos assumidos pelo petista durante a campanha, de combate às mudanças climáticas, redução do desmatamento e transição energética. O perfil de Lula na revista foi escrito por Al Gore, ex-vice-presidente das Estados Unidos e embaixador da luta contra as mudanças climáticas. "Depois de anos de degradação e destruição ambiental sancionadas pelo Estado, o povo do Brasil escolheu um novo caminho ao eleger um campeão do clima em Luiz Inácio Lula da Silva", escreveu Gore.

Pezão

O TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região) absolveu na quarta-feira (12), o ex-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (MDB) das acusações de corrupção, organização criminosa e lavagem de dinheiro. Por maioria (2 a 1), os juízes da Primeira Turma Especializada do tribunal decidiram reverter a sentença do juiz Marcelo Bretas, que impôs uma condenação de 98 anos e 11 meses de prisão ao ex-governador. Essa é a única ação penal em curso contra Pezão. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/