Ponto e Vírgula 14/05/2022

Ponto e Vírgula 14/05/2022

Sobe - As atletas feirenses Ana Beatriz Barbosa e Fabiana Oliveira, que foram convocadas para representar o Brasil em competição de corrida de Orientação, na França.

Desce - Prefeito de Manaus, por gastar mais de R$ 100 mil do dinheiro público para correr maratona em Barcelona.

Zé Neto

Citado como um dos deputados baianos que não entregou dados ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre quais emendas de relator recebeu no Orçamento de 2020 e 2021, Zé Neto (PT) alega que é contra o orçamento secreto. Em nota, o deputado federal afirma que não recebeu emenda de relator e não foi notificado pelo STF ou pelo presidente do Congresso Nacional. "Não estou em nenhuma relação de beneficiários dessa prática danosa ao país e que subtrai recursos das políticas públicas para colocar no toma lá dá cá do jogo eleitoral e de sustentação política do atual governo. É uma lástima saber que essa prática tomou a proporção que tomou. O STF tem que investigar pra valer essa situação absurda que coloca em risco a nossa democracia e depena o orçamento das políticas públicas federais", disse o parlamentar no texto.

Recusa

De acordo com o vereador Jhonatas Monteiro (PSOL), secretarias estão se recusando a receber ofícios seja de vereadores ou de associações. "Ao encaminhar um ofício para a Secretaria de Serviços Públicos, o documento não foi recebido", disse o vereador, acrescentando que nenhuma outra recebe ofício diretamente, todos precisam ser encaminhados à prefeitura e que o prefeito encaminhe às secretarias. "Isso é algo inédito e tem existido inclusive com as associações comunitárias, e entidades sindicais que têm apresentado ofícios a secretarias", reafirmou Jhonatas. Ôh vereador, o processo é mesmo enviar ao chefe do Executivo, para que repasse aos secretários, simples assim. Olhe os manuais...

Micareta

Tendo como objetivo valorizar o artista local, a Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou, em segunda discussão, na quinta (12), o projeto de autoria do vereador Galeguinho (PSB) que regulamenta junto ao Município as apresentações desses artistas durante a Micareta. Com o projeto, a prefeitura deverá organizar a grade de apresentações da Micareta intercalando grandes artistas com shows dos artistas da terra, que muitas vezes ficavam para o final da festa, onde pouco existia público. A aprovação em segunda discussão também se deu por maioria dos presentes, com abstenção de Edvaldo Lima (MDB).

Manaus

A Câmara dos Vereadores de Manaus aprovou requerimentos para que o prefeito, David Almeida, do Avante, explique os gastos de mais de R$ 100 mil de dinheiro público, para correr uma maratona em Barcelona. A famosa e concorrida Maratona de Barcelona aconteceu no último final de semana e reuniu mais de 30 mil pessoas. O prefeito correu 42 quilômetros e foi acompanhado de perto pela sua equipe que registrou e publicou nas redes sociais cada passo.

Leão

Depois de ser substituído pelo filho, Cacá Leão (PP), na disputa pelo Senado na chapa de ACM Neto (UB), o vice-governador João Leão (PP) anunciou a oficialização de sua pré-candidatura a uma cadeira de deputado federal nas eleições de outubro. "Bem, amigos da Bahia, Leão novamente pré-candidato a deputado federal. Vamos lá refazer todas aquelas transformações que nós fizemos", disse.

Defesa

Em meio aos ataques do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao sistema eleitoral brasileiro, o governador Rui Costa (PT) disse, na quinta-feira (12), que os brasileiros devem estar "atentos e unidos" para defender a Justiça Eleitoral. "Democracia é uma construção permanente, que exige hoje que cada um de nós estejamos atentos e unidos para defender a Justiça Eleitoral e o voto eletrônico", disse Rui Costa.

Câmara de Salvador

O Advogado-Geral da União, Bruno Bianco Leal, afirmou por meio de manifestação enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF) que a reeleição do presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Júnior (MDB), fere a constitucionalidade dos legislações aplicadas pelo STF em casos semelhantes. A manifestação feita pelo AGU foi uma resposta à ação movida pelo União Brasil, e liderada pelo vice-presidente da CMS, Duda Sanches, contra a reeleição do emedebista à frente do Legislativo Soteropolitano. Na Bahia, outros presidentes "sabidões" também usaram o expediente de reeleição. Não pode! Só faltou nessas Câmaras quem entre na justiça e tire o sujeito que não é para ficar lá.

Jacobina

Em sessão plenária desta semana, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por maioria, decidiu pela retotalização dos votos para vereador nas Eleições Municipais de 2020, no município de Jacobina (BA), decretando nulos os votos obtidos pelo partido Progressistas (PP). Além disso, cassou registros e diplomas dos candidatos envolvidos em fraude de cota de gênero mediante registro fictício de candidaturas femininas. Os ministros decidiram ainda pela inelegibilidade, por oito anos, das quatro candidatas da legenda ao cargo. São elas: Lorena Velloso, Renata Santos, Valeria Leite e Vanubia Rios. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/