Ponto e Vírgula 18/04/2023

Ponto e Vírgula 18/04/2023

Sobe - Hemoba por fazer mutirão de doação de sangue para atender demandas durante a Micareta.

Desce - Ex-jogadora de vôlei por ter açoitado entregador negro com coleira.

Ponto facultativo

A Câmara Municipal de Feira de Santana terá horário especial de funcionamento esta semana, por conta da realização da Micareta, que acontecerá entre os dias 20 e 23. De acordo com a portaria 80/2023, publicada no Diário Oficial do Município, os dias 20 e 24 serão considerados ponto facultativo. Com isso, o expediente da Casa Legislativa será suspenso quinta-feira (20) e retornará no dia 25. Nesta quarta-feira (19), o funcionamento será normal.

Convite formal

O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins (MDB) confirmou ao Portal Altos Papos que fará um "convite formal" para que o governador da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT), o vice-governador Geraldo Júnior (MDB) e o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), se façam presentes na Micareta deste ano. "Eu acho natural convidar o governador, o vice-governador, os deputados estaduais e federais, e o prefeito de Salvador. Feira de Santana se sente prestigiada com a vinda de todas essas pessoas. Vou fazer com absoluta tranquilidade e naturalidade", afirmou.

Água Fria

A empresa Economic Consultoria & Pesquisa fez pesquisa de avaliação de governo na cidade de Água Fria e deixou o prefeito Renan de Ziza (PL) muito feliz. Quando o assunto é avaliação do governo tem Ótimo 33%, Bom 43,75% e Regular 19,75%. Já Ruim ficou com 2% e Péssimo 1,5%. Não sabem ou não opinaram 1%. Foram ouvidos 400 entrevistados. Já para prefeito Renan de Ziza, se for à reeleição terá 68,50% e seu opositor mais próximo, Manoel de Potinha, 7,5%. Vanjo 5,25%, Pastor Luízinho 4,25%. Nenhum 2,5%, Branco/Nulo 3,75% e não sabem ou não opinou 8,25%.

Muritiba

O Tribunal de Justiça da Bahia anulou o processo de cassação da vereadora Perla Santana (Avante), conhecida como Perla de Tabaréu, feito pela Câmara Municipal de Muritiba. A decisão foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE), pelo desembargador Adonias Aguiar Bastos, relator do caso. Após denunciar irregularidades na gestão municipal, a parlamentar sofreu ameaças para cassação do mandato. Na ocasião, Perla foi acusada de quebra de decoro contra a administração do prefeito Danilo Marques, conhecido como Danilo de Babão (PSD). As denúncias, contudo, foram negadas pelo gestor municipal. "Tudo não passa de lamentável tentativa de uma vereadora que quer se promover às custas de inverdades", disse, no último dia 9 de março.

Encontros

O PT na Bahia deu sequência sábado (15), aos Encontros Territoriais, que ocorrerão até maio. Integrantes da legenda se reuniram em Ibotirama, na região do Velho Chico, Oeste baiano; e em Brumado, no Sertão Produtivo, no Sudoeste. A largada ocorreu na sexta-feira (14), em Macaúbas, na Bacia do Paramirim, também no Sudoeste. Segundo o partido, os eventos visam organizar e fortalecer o partido em todos os Territórios de Identidade do estado. Estarão presentes dirigentes, militantes, prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de mais de 30 cidades. Na abertura dos trabalhos estiveram presentes o presidente do PT Bahia, Éden Valadares, o vice-presidente Glauco Chalegre, a deputada Neusa Cadore, o deputado Zé Raimundo, o suplente do senador Otto Alencar, Terence Lessa, e o secretário da Casa Civil, Afonso Florence.

Infraestrutura

Em coletiva de imprensa, antes de deixar os Emirados Árabes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que se reunirá no mês que vem com governadores dos 26 estados e Distrito Federal, para discutir as obras de infraestrutura das quais suas regiões carecem. Com esse relatório feito, segundo Lula, os itens serão apresentados a outros países que desejam investir no Brasil. "No mês de maio, vamos discutir outra vez com os governadores brasileiros, as principais obras de infraestrutura do país e nós queremos apresentar esse projeto de obras de infraestrutura a outros países para que empresários que queiram investir, tenham opções certas de investimento", disse o petista.

Senado

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse a aliados com que se reuniu nos últimos dias que seu plano político é o de se lançar candidato a senador em 2026. Com isso, ele vê a possibilidade de liderar um bloco numeroso na Casa, formado por parlamentares identificados com ele. Mato Grosso, Rondônia e Distrito Federal, onde o bolsonarismo é forte, são consideradas opções preferenciais para o lançamento de sua candidatura a senador, que, segundo Bolsonaro, poderia fechar seu ciclo parlamentar, já que ele teve mandatos como vereador e deputado federal.

Piso de enfermagem

O imbróglio do novo piso da enfermagem, suspenso no STF (Supremo Tribunal Federal), será discutido nesta terça-feira (18), em audiência pública na Câmara dos Deputados. Foram convidados para o debate a ministra da Saúde Nísia Trindade, Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil) e Simone Tebet (Planejamento). Estão confirmadas as presenças de representantes do Conselho Federal de Enfermagem e de associações de hospitais públicos e privados, como a CNSaúde, autora do pedido que levou à suspensão do piso. O encontro acontece em um momento de pressão por parte dos enfermeiros que aguardam liberação dos novos salários.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/