Ponto e Vírgula 18/09/2021

Ponto e Vírgula 18/09/2021

Sobe - Feira de Santana, que completa hoje 188 anos e se destaca por ser um grande polo de educação.

Desce - Os mais de 1,5 milhão de eleitores que por não votarem nas últimas 3 eleições tiveram seus títulos cancelados na Bahia.

ACEFS

A Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (ACEFS) vai realizar, no próximo dia 27, assembleia geral com seus associados. Segundo o presidente Genildo Melo, o objetivo é fazer uma pequena reforma estatutária, visando o aperfeiçoamento da entidade.

Licitação

A Câmara Municipal de Feira de Santana publicou terça-feira (14) edital para a realização de licitação para contratação de empresa especializada para a prestação de serviços de publicidade, de caráter educativo, informativo e de orientação social, para a administração.

ISAS

Tramitou na Câmara Municipal de Feira de Santana Moção de parabéns para o ISAS - Instituto de Saúde e Ação Social, de iniciativa do vereador Fabiano da Van (MDB), em razão do seu trabalho social em 2020 no município, mesmo com a pandemia. Fabiano da Van ressalta que as ações foram de fundamental importância para a classe mais pobre, haja visto que as carências aumentaram com o advento da Covid -19. Com 32 anos na cidade, o ISAS atendeu mais de 28 mil pessoas com cestas básicas, máscaras, álcool gel, atendimento na saúde, entre outras atividades sociais.

Suspendeu

O ministro do Supremo Tribual Federal (STF) Alexandre de Moraes decidiu suspender a portaria editada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em abril do ano passado. O texto revogava normas que garantiam um maior controle do rastreamento dos armamentos e munições. Morais justificou que houve "desvio de finalidade" do governo federal ao revogar a atuação do Sistema Nacional de Rastreamento de Produtos Controlados pelo Exército (SisNar), criado também em 2020.

Títulos cancelados

Um total de 1.576.023 títulos eleitorais foi cancelado na Bahia devido a ausência nas últimas três votações. Em Salvador, 258.265 eleitores estão com pendência, conforme o TRE/BA. Em pleitos com dois turnos são consideradas duas faltas caso o cidadão não compareça em nenhuma das duas rodadas. O tribunal destaca que o prazo para regularizar a situação e reativar o documento vence em 4 de maio de 2022.

Tabata Amaral

Após dois anos de litígio para sair do PDT, a deputada federal Tabata Amaral confirmou a filiação ao PSB. A parlamentar paulista obteve em maio a autorização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para migrar de legenda sem perder o mandato. A deputada confirmou a nova filiação no programa Conversa com Bial, da Rede Globo.

PT e DEM

A deputada federal e presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, não descarta completamente que o partido e o Democratas, mesmo que em campos políticos diferentes, caminhem juntos em defesa da democracia. A bandeira branca foi levantada pela parlamentar ontem (17) em relação às ameaças feitas pelo presidente Jair Bolsonaro à democracia. Na visão dela, a impossibilidade de aproximação entre as duas siglas se dá no campo eleitoral.

Paulo Freire

A Justiça Federal do Rio de Janeiro concedeu liminar (decisão provisória) em que proíbe o governo Bolsonaro de "praticar qualquer ato institucional atentatório a dignidade do professor Paulo Freire", considerado patrono da educação brasileira. Se vivo estivesse, Freire completaria 100 anos amanhã (19).
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/