Ponto e Vírgula 18/11/2025
Sobe - COPA EDU, por promover momentos de integração e estimulando o protagonismo estudantil, na rede municipal de ensino
Desce - Vereador Edvado Lima, por afirmar que no feriado da Consciência Negra, apenas negros estariam de folga e que brancos não teriam direito ao descanso.
Augusto Aras
A Câmara Municipal de Salvador realizará, no dia 4 de dezembro, sessão solene de entrega da Medalha Thomé de Souza, ao ex-procurador-geral da República Antônio Aras. A homenagem, uma das mais tradicionais da Casa, destaca personalidades que contribuíram para o debate público e para a vida institucional do país. Augusto Aras foi duas vezes procurador-geral da República (entre 2019 e 2023), um dos períodos mais tensos da história recente do país. O ex-procurador-geral é reconhecido pela firmeza e serenidade com que conduziu o Ministério Público diante dos graves problemas da pandemia da covid e do recrudescimento das tensões política entre esquerda e direita.
Ativismo judicial
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), André Mendonça afirmou, ontem (17), que a corte deu exemplo de ativismo judicial, no julgamento sobre a constitucionalidade do artigo 19 do Marco Civil da Internet. A declaração foi dada em um almoço empresarial do grupo Lide, do ex-governador de São Paulo João Doria - desafeto de Jair Bolsonaro (PL), que indicou Mendonça ao Supremo. "Nós criamos restrições sem lei. Isso se chama ativismo judicial, que muitos colegas defendem. Eu não defendo, porque a Constituição não me permite", disse o ministro do STF ao responder a perguntas da plateia. Mendonça se sentou, na mesa junto ao prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), do vice-governador, Felício Ramuth, e do presidente da OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil), Leonardo Sica.
Alerta
À medida que 2026 se aproxima e as articulações políticas se intensificam, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), foi surpreendido por duas baixas em sua base aliada. Na semana passada, o deputado Nelson Leal (PP) deixou o grupo para assumir a coordenação da campanha de ACM Neto. Desta vez, quem migrou foi Cafu Barreto (PSD), ex-prefeito de Ibititá, reforçando a movimentação no cenário político baiano. A saída de Cafu Barreto, além de pegar o governador de surpresa, também surpreendeu o senador Otto Alencar (PSD), que criticou, ontem (17), e classificou a atitude como uma "falta de respeito", em entrevista ao Política Livre.
Precarização
A deputada federal Lídice da Mata (PSB), voltou a criticar a PEC da Reforma Administrativa durante um seminário, realizado na manhã de ontem (17), em Salvador, sobre a importância da advocacia pública. Convidada para o evento, a parlamentar afirmou que a proposta representa um risco à qualidade dos serviços públicos e às carreiras do funcionalismo. A deputada também alertou que o avanço da terceirização pode comprometer a relação de trabalho entre o Estado e os servidores, além de reduzir a qualidade do atendimento. "Essa terceirização resulta, na precarização do serviço prestado e da relação de trabalho do servidor com o Estado brasileiro", afirmou.
Wagner
Em meio à votação apertada que reconduziu Paulo Gonet ao comando da PGR, o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT), afirmou que o resultado não deve servir de termômetro para uma eventual sabatina do advogado-geral da União, Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal. Segundo Wagner, o desempenho menor de Gonet se deveu principalmente ao fato dele ter denunciado o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o que provocou reação da oposição. Na semana passada, o procurador recebeu 20 votos a menos do que na primeira indicação, em 2023.
Crítica
O vereador Ricardo Almeida (DC), usou a tribuna da Câmara Municipal de Salvador, ontem (17), para criticar a ação do PSOL, que recorreu à Justiça para tentar barrar o projeto aprovado na Casa que autoriza o estudo da Bíblia nas escolas municipais. Segundo Almeida, a proposta é apenas facultativa e não obriga nenhuma unidade de ensino a adotar conteúdos religiosos. "O vereador autor desse projeto não tem e não teve a intenção de obrigar as escolas, de forma proselitista, a falarem sobre religião, mas de facultar que possam inserir o ensino cristão através da Bíblia", afirmou.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.