Ponto e Vírgula 19/04/2023

Ponto e Vírgula 19/04/2023

Sobe - CrediBahia por abrir linha de crédito com recurso de R$ 40 milhões para mulheres empreendedoras.

Desce - Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), por adiar sessão do Congresso, na qual a CPMI para apurar os ataques às sedes do Três Poderes, em 8 de janeiro poderia ser criada.

Micareta

A Micareta de Feira de Santana, que começa nesta quinta (20) e vai até domingo (23), será realizada diante de sérios problemas nas unidades municipais de saúde, adverte o vereador Pedro Cícero (Cidadania). Segundo ele, em discurso hoje na Câmara, o evento, que acontece após três anos devido à pandemia de covid-19, pode enfrentar dificuldades, a exemplo da falta de profissionais e remédios. "Muitos médicos e enfermeiros estão sem receber seus salários há mais de dois meses", afirma. O quadro pode se agravar, pois os médicos ameaçam paralisação das atividades a partir de amanhã. Pedro Cícero chama a atenção para o fato de que a Micareta atrai milhares de foliões, sendo necessário que o Município disponha de boa estrutura nos diversos serviços públicos, especialmente na saúde.

Incabível

O secretário de Desenvolvimento Rural do Estado, Osni Cardoso (PT), considerou "incabível o processo movido contra ele pela 4ª Promotoria de Justiça de Serrinha, na região sisaleira. O órgão pede o ressarcimento de R$ 19,1 milhões referente à gestão de 2016, quando Osni Cardoso era prefeito de Serrinha. Em nota, o secretário disse que a razão do procedimento tem como causa um processo administrativo de prestação de contas que ainda se encontra em tramitação no Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM), "de forma que não poderia ser alvo de qualquer ação por parte do Ministério Público, isto porque ainda não há decisão final sobre o mesmo".

Redução

O número de militares da ativa das Forças Armadas cedidos para cargos de comissão no governo, quase todos à Presidência da República e à Defesa, vem diminuindo desde a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre Jair Bolsonaro (PL), mas ainda somava 1.871 pessoas em fevereiro. O corte total desde outubro, mês das eleições, até fevereiro, data dos dados mais recentes, é de 319 vagas. Se considerado só o período em que Lula assumiu a Presidência, são 196 militares a menos.

Balanço

Balanço divulgado ontem (18), pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, aponta que 756 perfis em diferentes redes sociais foram retirados do ar nos últimos 10 dias por influenciar ou estimular ataques violentos nas escolas, como os ocorridos nos últimos dias. Segundo Dino, em 100 casos, houve pedido para que as redes preservassem o conteúdo desses perfis para abastecer investigações em curso. O ministro não detalhou os conteúdos ou a autoria desse material.

Dividendos

O governo bateu o martelo sobre como vai ser calculada a receita que determinará o crescimento das despesas nos próximos anos. O texto sendo enviado ao Congresso nesta semana deixará quatro itens fora das contas, de acordo com o relatado à reportagem. O governo vai tirar toda a arrecadação com concessões e permissões, dividendos e participações pagos por estatais, e ganhos com a exploração de recursos naturais (o que compreende principalmente royalties com petróleo), além da conta com transferências constitucionais feitas a estados e municípios.

Invasores de terra

Uma reunião definiu a programação do grande ato que produtores rurais farão no próximo dia 25, a partir das 14h, na Assembleia Legislativa do Estado, contra as invasões de terra na Bahia. Os representantes do segmento foram recebidos pelos deputados estaduais Sandro Régis (UB), Tiago Correia (PSDB), Manuel Rocha (UB) e Pedro Tavares (UB), que reforçaram a importância da mobilização. "Não podemos assistir a esses movimentos criminosos de braços cruzados, a propriedade privada precisa ser respeitada, sob pena de anularmos o que diz a lei. Por isso é importante cobrar que as autoridades competentes cumpram seu papel e garantam a tranquilidade no campo", afirmou Sandro Régis.

Recôncavo

A 27ª Cia Independente da Polícia Militar, em Cruz das Almas, recebeu um veículo aéreo não tripulado (drone) pelo Consórcio Territorial do Recôncavo (CTR). O equipamento será utilizado para auxiliar na segurança patrimonial dos municípios participantes do consórcio e nas operações de segurança pública da região. A iniciativa do CTR tem como principal objetivo oferecer segurança aos bens patrimoniais dos equipamentos das prefeituras, como, por exemplo, escolas, praças e postos de saúde. O drone tem câmara com visão noturna e termográfica (de acordo com a temperatura), autonomia de 30 minutos de vôo e autofalante que permite fazer operação de busca como resgate em mata.

Pressão

O presidente Lula convocou uma reunião ontem, no Palácio da Alvorada, para pedir uma saída da Fazenda em relação à cobrança de imposto das varejistas asiáticas. O presidente está preocupado com a repercussão negativa nas redes sociais da medida. Chegou a falar sobre isso na reunião. A primeira-dama Janja também apelou ao presidente alegando que a medida era impopular. O ministro Fernando Haddad anunciou o aperto na fiscalização das asiáticas como uma das medidas para incrementar a arrecadação. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/