Ponto e Vírgula 21/04/2023

Ponto e Vírgula 21/04/2023

Sobe - Semmam por formar parceria com empresa EnerGreen para lançar projeto pioneiro de compensação de créditos de carbono na Micareta de Feira.

Desce - Golpistas que estão praticando crimes usando o nome do Flu de Feira.

Tom e o governador

O suplente de deputado Tom (Solidariedade) se incorporou à comitiva do governador Jerônimo Rodrigues (PT) aqui, em Feira de Santana, na noite de quarta-feira (19), no evento micaretesco do bloco Zero Hora. Sorridente, Tom, sem abraços, apareceu bem na foto. Um pouco distante do grupo, estava o prefeito Colbert Filho (MDB) que observava.

Intermediador

A estremecida relação entre o presidente de honra do MDB Lúcio Vieira Lima e o prefeito de Feira de Santana Colbert Martins tem um mediador: o deputado federal Ricardo Maia (MDB). Maia sinalizou que tem a intenção de apaziguar a relação entre ambos. "Se o partido não tomar a decisão de apaziguar, vai sumindo no estado. Alguns partidos já estão se fundindo. Na Bahia tem eu como federal, Geraldinho vice, dois estaduais. Quando se olha os âmbitos de Lúcio [Vieira Lima], Geddel [Vieira Lima], [Alex] Futuca, vemos o histórico. Todo partido tem alas radicais e moderadas", comentou. Segundo Maia, tanto o presidente nacional do MDB Baleia Rossi e o deputado federal Isnaldo Bulhões, líder do partido na Câmara, têm ciência de tudo que tem acontecido.

Antecipou

Os servidores da Câmara de Feira de Santana vão poder brincar a Micareta com o salário de abril em conta, antecipadamente. A presidente Eremita Mota (PSDB) anunciou ontem à noite, em suas redes sociais, que, ontem (20), todo o funcionalismo do Legislativo receberia o pagamento do mês, bem antes do dia 30, data da tabela salarial pré-estabelecida. Ela repete o que foi feito às vésperas do Carnaval, quando também determinou o adiantamento. A dirigente da Casa da Cidadania diz que a medida faz parte de seu projeto de valorização dos servidores, "que ainda vão ter outras boas notícias, ao longo do mandato da atual Mesa Diretora, que tenho a honra de presidir".

COELBA

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Adolfo Menezes (PSD), se reuniu com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. No encontro, que foi intermediado pelo senador Otto Alencar (PSD), Menezes acompanhado do presidente do grupo Neoenergia (Coelba), Eduardo Capelastegui, da vice-presidente Solange Ribeiro e do diretor-presidente da Coelba, Luiz Antonio Ciarlini, colocou em discussão os investimentos da companhia na Bahia, na intenção de buscar soluções para os problemas do setor no estado. Também estiveram acompanhando o presidente do legislativo baiano na audiência os deputados federais Paulo Magalhães (PSD), Diego Coronel (PSD) e Gabriel Nunes (PSD), o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica, Sandoval Feitosa, e os secretários baianos de Agricultura, Tum; e de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso.

Rodízio

O PP baiano deve fazer um rodízio no comando do diretório estadual do partido. Segundo o atual presidente da sigla na Bahia, o deputado federal João Leão, já há quatro nomes definidos para os próximos oito anos. O rodízio será feito na seguinte ordem: o deputado federal Mário Negromonte Júnior; o ex-deputado federal Ronaldo Carletto; o deputado federal Cláudio Cajado; e o ex-deputado federal e secretário de Governo da prefeitura de Salvador, Cacá Leão.

Encantado

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estuda aproveitar a sua nova visita à Bahia, prevista para o dia 11 de maio, para conhecer melhor o projeto de escolas de tempo integral lançado pelo Governo da Bahia. A vinda de Lula já era esperada para o lançamento da Lei Paulo Gustavo, que faz incentivos para projetos vinculados à cultura. A articulação foi feita pelo secretário de Cultura do Estado, Bruno Monteiro, e pela ministra da Cultura, Margareth Menezes. Segundo interlocutores do governo federal, o presidente teria ficado "muito empolgado" com o projeto de escolas em tempo integral da Bahia e, por isso, viria ao estado para estudar o sistema.

Codevasf

Importante estatal do governo federal, a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) ganhou os holofotes políticos mais uma vez na quinta-feira (20), por supostas irregularidades. A companhia tem influência do deputado federal Elmar Nascimento (União), atual líder do União Brasil na Câmara, e um familiar do parlamentar foi alvo de uma operação da Polícia Federal na Bahia. Thiago Nascimento Vieira, primo de Elmar, admitiu aos investigadores, no âmbito da operação, que cometeu fraudes em ofícios de deputados para desviar tratores bancados pela estatal e vendê-los a particulares, ganhando dinheiro no negócio.

Wagner

O senador Jaques Wagner (PT) afirmou que não há motivos para o governo Lula (PT) temer uma CPMI ou CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. O ex-governador da Bahia defendeu, por outro lado, que não haja a abertura de uma comissão para apurar o caso. "Não vejo nenhum motivo para o governo ter medo dessa CPMI ou CPI que teria no Senado, até porque a democracia, o governo, os poderes fomos vítimas das agressões. Então, na verdade, vai investigar financiadores, aqueles que idealizaram a barbárie e, eventualmente, todos aqueles que participaram", afirmou.

Exoneração

O governo federal publicou a exoneração do ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Gonçalves Dias, que pediu demissão do cargo. A exoneração foi publicada na edição extra do Diário Oficial da União. Além de Dias, o governo também exonerou Ricardo José Nigri, secretário-executivo do GSI, "número dois" do órgão. Quem ocupa o comando do GSI interinamente é Ricardo Capelli, secretário-executivo do Ministério da Justiça. Ele foi interventor de Segurança Pública do DF após os atos de 8 de janeiro. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/