Ponto e Vírgula 22/08/2025

Ponto e Vírgula 22/08/2025

Sobe - Feira, por adotar sistema com Inteligência Artificial para combater a dengue. 

Desce - Professora, que bateu em aluno, de tal forma, que a criança perdeu um dente e teve outros cinco comprometidos. 

Federação 

A Federação PP e União Brasil têm, na atual legislatura, 16 deputados estaduais, fruto da junção das agremiações. Em 2022, disputaram separadamente. União Brasil elegeu 10 e o PP, 6. A previsão para juntos elegerem estaduais é chegarem a 14 ou 15 eleitos. A diminuição se dá, porque só podem candidatar 64 filiados. Desprezando, 58 candidatos que não terão vagas, faz diminuir o número de votos no conjunto.

Prejuízo 

Se todos os atuais deputados se mantiverem na federação, o grande prejudicado será o PP, pois, o último dos mais votados do União Brasil foi Junior Nascimento com 65.423 votos. Já os 3 últimos, do PP, tiveram de 60 mil votos para baixo (cada), a saber: Hassan de Zé Cocá (60.718); Filipe Duarte (51.187) e Antônio Henrique (49.882). É bom saber que, pelo menos, três candidatos do PP não ficarão na federal, mudando para outros partidos ligados ao governo do Estado.

Tem cada uma!!! 

No point do Limão Drinks, diariamente, se encontram para tratarem de política vereadores, suplentes e lideranças políticas de toda a magnitude. A conversa de ontem, pela manhã, é que Albino Brandão, suplente de vereador do PSDB, extremamente ligado a Pablo Roberto, já está em tratativas para apoiar Adriano, ex-prefeito de Serrinha e pré-candidato a deputado federal. É bom lembrar, que Pablo jura, de pés juntos, que disputará a eleição para esse cargo. Ao tomar conhecimento, dando como certa essa mudança, me deixou bombardeado, mas sem acreditar nessa afirmativa.

Pensando positivo 

Enquanto Pablo esfriou os motores, compreensivelmente, por estar cuidando da administração da portentosa secretaria de Educação, que tem o orçamento de mais de R$ 600 milhões para este ano, Zé Chico esquentou os deles e todo fim de semana, durante os dois últimos meses, tem divulgado uma profusão de apoios e abraços nas zonas rural e urbana. Acho que tem tudo para eleger os 2 se forem candidatos. Afinal, são 440 mil eleitores, em Feira de Santana, e nas demais cidades que compõem sua região metropolitana, são mais de 100 mil. Pensando, empiricamente, se os votos fossem apenas para os candidatos com origem eleitoral em Feira, seria no mínimo cinco eleitos.

Colbert, Colbert, Colbert 

É bom lembrar, que Colbert Martins Filho, também já declarou que disputará a eleição para deputado federal, pelo que se sabe, com as bênçãos de ACM Neto e Bruno Reis. Colbert sempre foi votado em Feira e nas cidades circunvizinhas. Depois de ter se tornado prefeito, por mais de um mandato e meio, portanto, com empregos em profusão, e ações administrativas que teve uma boa abrangência, é um nome que pode também chegar à vitória. Se um dia, Pablo desistir, como aconteceu na última eleição para prefeito, os votos de Pablo não vão para Zé Chico, mas para Colbert e justifica-se: nenhum prefeito, na história de Feira de Santana, deu tanta oportunidade a um liderado como Colbert deu a Pablo. Pablo chegou a comandar 3 secretarias de uma vez, se não me engano. O título acima é um trecho do jingle de campanha de Colbert para prefeito, em 2020.

Maçonaria 

A missão emancipadora da Maçonaria, especialmente, no que diz respeito à luta para promover a democracia e manter a essência da liberdade de expressão, foi destacada por Gilson José dos Santos Silva, Mestre da Loja Luz da Princesa. Ele foi o palestrante da sessão solene comemorativa do Dia do Maçom, na noite de quarta-feira (20). A iniciativa foi do vereador Silvio Dias (PT), que presidiu a solenidade e recepcionou os convidados, juntamente com os vereadores José Carneiro Rocha e Josivaldo Santana, ambos do União Brasil.

Correndo 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou, em Sorocaba-SP, que em caso de um quarto mandato, subirá a rampa do Palácio do Planalto correndo. Na avaliação do petista, seus mandatos têm incomodado muita gente. Projetando as Eleições de 2026, Lula declarou que, em caso de quarto mandato subirá a rampa correndo "para ver quem é que vai" acompanhá-lo. A declaração foi dada durante a cerimônia que entregou unidades odontológicas móveis à 400 municípios do Brasil. Desse total, 54 foram destinadas à Bahia. "Um abraço, viva o Brasil sorridente e viva os dentistas brasileiros", comemorou o chefe do Executivo.

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 02 Dezembro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/