Ponto e Vírgula 26/11/2025
SOBE - Bahia, por começar a produzir quatro medicamentos, para tratamento de câncer e doenças raras.
DESCE - Jenivaldo Pereira e Nelson da Conceição, vereadores de Correntina, por serem condenados pelo TCM por criarem ilegalmente cargos comissionados, nepotismo e nomeação de servidores sem qualificação.
Infraestrutura
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) assinou, ontem (25), convênios que representam quase R$ 8 milhões em investimentos para ampliar a infraestrutura e equipar unidades escolares de 14 municípios baianos. A cerimônia, realizada na Governadoria, contou com a presença da secretária da Educação, Rowenna Brito, do secretário de Relações Institucionais, Adolpho Loyola, além de prefeitos e gestores municipais.
Oruam e o PT
O Partido dos Trabalhadores (PT) negou que esteja articulando qualquer movimento político envolvendo o cantor Mauro Davi dos Santos Nepomuceno, o Oruam. A sigla afirmou que não houve reunião com o artista, seus familiares ou assessores para discutir uma possível candidatura a deputado estadual, nas eleições do próximo ano. As informações são do portal Metrópoles. O Diretório Municipal do PT, no Rio de Janeiro, enviou uma nota oficial assinada pelo presidente Alberes Lima, reafirmando que a informação não procede. O texto classifica a notícia como "narrativa falsa" e reforça o compromisso do partido em combater fake news.
Corrupção
A Polícia Federal cumpriu, na manhã de ontem (25), mandados de busca e apreensão em cinco cidades baianas, durante investigações de uma operação que investiga fraudes em licitações, corrupção e lavagem de dinheiro, na prefeitura de Itacaré. A PF cumpriu mandados expedidos pela Justiça Federal nas cidades de Itabuna, Ilhéus, Itajuípe, Ubaitaba, Jequié e Itacaré. Além disso, também há operações na cidade de Cachoeira de Itapemirim (ES). Sete agentes públicos foram afastados e R$20 milhões em bens foram confiscados.
Investigação
O Ministério Público da Bahia revelou, na segunda-feira (24), que abriu um inquérito contra o vereador de Lauro de Freitas, Gabriel Bandarra Joffily de Souza, mais conhecido como Tenóbio (PL). Segundo a denúncia, o edil está sendo investigado por suposta prática de improbidade administrativa e dano ao erário. Conforme afirmou o MPBA, em publicação no Diário Oficial, as acusações ocorrem "de possível desvio de finalidade no provimento de ao menos 30 cargos, em comissão, na estrutura da Prefeitura de Lauro de Freitas, supostamente utilizados para 'loteamento político' e cooptação de apoio político-partidário".
Dentro da legalidade
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), rebateu, ontem (25), as acusações de que teria usado helicóptero do ex-CEO do Banco Master para fazer uma viagem para o interior da Bahia. De acordo com Andreza Matais, do portal "Metrópoles", a aeronave pertencia ao empresário baiano Augusto Lima, preso pela Polícia Federal suspeito de cometer fraudes com a instituição bancária. "Tenho uma coisa a dizer: Todas as viagens que eu faço são da forma correta, dentro da legalidade", declarou Bruno ao bahia. ba.
Empréstimo
A urgência do 21º pedido de empréstimo enviado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), poderá ser votada, hoje (26). A mudança no dia, já que tradicionalmente as votações de projetos ocorrem, às terças-feiras, foi adiantada pela presidente da Casa, deputada Ivana Bastos (PSD), na semana passada. Ela e uma comitiva de parlamentares participam desde esta segunda-feira da 1ª Marcha Nacional dos Deputados Estaduais, em Brasília. O evento é promovido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale)
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.