Ponto e Vírgula 27/10/2022

Ponto e Vírgula 27/10/2022

Sobe - Ministério Público do Trabalho por impor multa de R$ 150 mil a empresário que praticou assédio eleitoral contra funcionários.

Desce - O empresário Adelar Eloi por praticar assédio eleitoral contra funcionários na Bahia.

22ª vereadora

Depois de dizer na tribuna da Câmara de Feira de Santana, o vereador José Carneiro disse ontem pela manhã pessoalmente à presidente da APLB - Feira, Marlede Oliveira que ela é a 22ª vereadora do Legislativo feirense. A sindicalista não gostou e pediu que o vereador se afastasse dela. José Carneiro levou na esportiva, dando apenas um sorriso.

Até o Papa

Durante uma audiência geral realizada na Praça de São Pedro, ontem (26), o Papa saudou os peregrinos de língua portuguesa, em especial aqueles que vieram de Salvador da Bahia, Anicuns, Taubaté e São Paulo. Durante o discurso, o argentino dirigiu seu pensamento ao povo brasileiro pedindo a intercessão e a proteção de Nossa Senhora Aparecida a quatro dias do segundo turno, agendado para acontecer domingo, dia 30 de outubro. "Peço a Nossa Senhora Aparecida que proteja e cuide do povo brasileiro, que o livre do ódio, da intolerância e da violência", disse.

O preço

Depois de ser denunciado por obrigar funcionárias a colocarem "o celular no sutiã" para filmarem o voto na urna eletrônica durante as eleições, o empresário do setor do agronegócio Adelar Eloi Lutz assinou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Trabalho (MPT-BA). O acordo prevê que o homem faça uma retratação pública, reforçando o direito de liberdade de voto, além do pagamento de indenização por danos morais coletivos no valor de R$ 150 mil. O dinheiro deverá ser depositado em até 30 dias na conta do Fundo de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad).

Ameaça

Líder do União Brasil na Câmara, o deputado federal reeleito Elmar Nascimento, afirmou que o Congresso não vai aceitar qualquer tipo de interferência do Supremo Tribunal Federal (STF) nas emendas do relator, mais conhecida como orçamento secreto. O parlamentar baiano disse que, caso o orçamento secreto seja considerado inconstitucional no julgamento previsto para ir ao plenário da Corte nas próximas semanas, deve haver retaliação da classe política.

PV e Adolfo

O diretório estadual do Partido Verde, que defende a manutenção do deputado estadual Adolfo Menezes (PSD) na presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) a partir de 2023. "Defendemos Adolfo na presidência da Alba por entender que o parlamentar tem legitimidade para dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos. Sua gestão é moderna, equilibrada e atende aos anseios da população baiana. Além disso, tem um bom trânsito em todos os partidos. Por isso, chegamos a essa conclusão" afirmou o presidente estadual do PV, Ivanilson Gomes.

Judiciário

Três entidades que representam profissionais e servidores do Judiciário e do Ministério Público declaram apoio a Lula no segundo turno da disputa ao Planalto. A manifestação ocorreu em carta divulgada na segunda-feira (24) e assinada pelas federações Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud), Nacional dos Trabalhadores e das Trabalhadoras do Judiciário Federal e Ministério Público da União (Fenajufe) e Nacional dos Trabalhadores dos Ministérios Públicos Estaduais (Fenamp). A decisão é inédita.

Líder na Bahia

Pesquisa AtlasIntel divulgada ontem (26) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com intenção de votos que se mantém na faixa acima de 70%. Além disso, o adversário e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) tem índices de rejeição próximo deste nível. Em intenções de voto, Lula aparece com 71,2% do total válido, pouco acima (dentro da margem de erro) dos 70,9% apontados no levantamento revelado no domingo (23).

Investigação

O Conselho Regional de Medicina do Pará (CRM-PA) irá abrir investigação para apurar a conduta do médico obstetra Allan Rendeiro, que aparece em vídeo coagindo uma mãe, durante o trabalho de parto em Belém (PA), a dizer que votará no presidente da República e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL). O médico compartilhou a filmagem, também feita por ele, em suas redes sociais. Na imagem, Rendeiro grava o recém-nascido e diz "Já nasci 22. Vou votar no Bolsonaro". O profissional chega a pedir que a mulher, ainda na maca e sob efeito de anestésico, fale que vai votar "22". 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 20 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/