Ponto e Vírgula 27/11/2025
Sobe - Lula, por sancionar lei que zera Imposto de Renda, para salários de até R$ 5 mil.
Desce - Envolvidos em processo de grilagem, em Feira de Santana, presos durante operação policial.
Ainda falta
Embora existam importantes projetos sendo desenvolvidos, em Feira de Santana, para oferecer atendimento especializado a crianças atípicas, seus familiares não dispõem da mesma atenção por parte do poder público. A reclamação foi feita por Elisângela dos Anjos Santos, durante pronunciamento na Tribuna Livre da Câmara, na manhã de quarta-feira (26), representando pais, mães e responsáveis de autistas ou com outras condições do espectro. Elisângela é mãe atípica e o seu filho possui quatro CIDs [Classificação Internacional de Doenças, utilizado pela Organização Mundial de Saúde]: Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno Opositivo Desafiador (TOD), Deficiência Intelectual (DI) e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).
Verificação de quórum
A sessão da tarde de quarta-feira (26), na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), terminou antes mesmo de começar. Um pedido de verificação de quórum feito pelo deputado Sandro Filho (União Brasil), expôs a ausência de parlamentares no plenário e derrubou a reunião por falta do número mínimo de presentes. A iniciativa provocou reação imediata da presidente da Casa, Ivana Bastos (PSD), que classificou o episódio como uma quebra de acordo e apontou motivação política por parte da oposição. Visivelmente contrária à manobra, Ivana afirmou que a solicitação não faz parte da tradição da AL-BA durante o primeiro expediente. "Estou no meu quarto mandato e nunca vi verificação de quórum neste horário. Os deputados chegam aqui como sempre chegaram, três e pouco da tarde", declarou.
Aliviar a dívida
Segundo o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), a gestão estadual solicitou mais um empréstimo para "aliviar a dívida" e "investir mais". Na terça-feira (24), ele enviou o 22º pedido de empréstimo à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Caso aprovado, a quantia de R$ 650 milhões deverá ser liberada pelo Banco do Brasil. "Quando tem muito tempo, os juros sobre juros criam uma dívida prejudicial, perversa para os cofres do município, da União ou do Estado. Então, a gente renegocia. É o caso desse último empréstimo que eu pedi", disse o governador, na manhã de ontem (26), em entrevista durante o lançamento da Operação Verão 2025/2026.
Audiência de custódia
Na tarde de ontem (26), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e mais cinco integrantes do núcleo 1 condenados pela trama golpista passaram por audiência de custódia. Eles já estão em cumprimento de pena, iniciada com a prisão, na terça-feira (25), após o fim do prazo para interpor recursos no Supremo Tribunal Federal (STF). As audiências de custódia foram realizadas de forma remota por um juiz, com duração de 30 minutos, nos locais onde os detidos se encontram atualmente. As audiências de custódia são um ato processual obrigatório no Brasil, realizado após a prisão, seja em flagrante ou para cumprimento de mandado, como neste caso.
Reação
O presidente do PL na Bahia, João Roma, voltou a criticar o STF após a Primeira Turma da Corte confirmar, na terça-feira (25), a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro. Para o ex-ministro da Cidadania, o desfecho do julgamento já estava traçado antes mesmo da análise dos ministros, configurando, segundo ele, um "processo de cartas marcadas". Roma, que se solidarizou com Bolsonaro e o chamou de "maior liderança política do país", afirmou que o julgamento não pode ser classificado como ato de Justiça. "O resultado já era conhecido. Não houve julgamento, houve execução de uma decisão previamente combinada", criticou.
Rompeu
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), rompeu com mais um colega do parlamento - desta vez, da oposição. Ele cortou relações com o líder do PL, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ). O afastamento ocorreu por meio de uma mensagem enviada pelo WhatsApp, às 2h da madrugada, da semana passada. "Não conte mais comigo para nada", escreveu Motta, segundo informações da Folha de S. Paulo. Em resposta, Sóstenes afirmou que, em respeito à amizade entre ambos, preferia não comentar o episódio. Os dois não se falam há uma semana.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.