Primeira finalista trans do concurso Deusa do Ébano do Ilê Aiyê se sente realizada

CarnavalSalvador

Primeira finalista trans do concurso Deusa do Ébano do Ilê Aiyê se sente realizada

Laís Fennell é modelo e nasceu em Salvador, no bairro de Canabrava. 

Crédito: Divulgação

O concurso Deusa do ébano, realizado pelo bloco afro Ilê Aiyê, elege todos os anos uma mulher negra para representá-lo no carnaval. Este ano, a 42ª edição  recebe, pela primeira vez, o bailado afro de uma finalista trans.

Laís de Araújo Ferreira, ou simplesmente Laís Fennell, é a mulher que abre as portas para a comunidade trans no desfile, aos 26 anos. Nascida em Salvador, no bairro de Canabrava, é esteticista e modelo, além de carregar um longo currículo no mundo da moda.

Idealizadora do Miss Canabrava Gay, e vencedora de vários concursos como o Miss Subúrbio Gay, Laís contou  como a moda a ajudou na sua identificação enquanto mulher trans. ''É um escape para que a gente possa militar, se auto-afirmar e passar a nossa mensagem'', disse.

Ao falar sobre ter chegado na final do concurso, a emoção toma conta de Laís. A modelo relata que era um sonho muito antigo ocupar esse espaço e unir sua história com a do bloco. Para ela, estar na Noite da Beleza Negra é poder mostrar a sua realidade e luta diária.

''A sensação está sendo de realização. Não consigo mensurar a emoção. Estar lá é poder mostrar que a luta está aí para ser vencida. Estou muito feliz, principalmente por ser a primeira. A primeira mulher trans que quebrou esse tabu, que buscou e chegou lá''.

História com o Ilê

A relação de Laís com o mais belo dos belos nasceu ainda na infância. Filha de um dos percussionistas do Bloco Afro Muzenza, a esteticista criou uma afinidade com os blocos afros de Salvador e se apaixonou pelo Ilê.

A modelo relata que a conexão verdadeira com o bloco nasceu no início da sua transição e que foi no bloco onde ela encontrou inspiração e força para traçar sua história.

''Me encantei e me apaixonei muito pelo Ilê. Me identifiquei em como o bloco conduz toda a história de luta e isso me fortaleceu na época da transição.''

O amor permaneceu e segue fazendo parte da vida de Lais. Agora é ela quem retribui e se torna marcante no espaço em que a acolheu, ensinou e ajudou a trilhar seu caminho. Quando questionada sobre o sentimento pelo Ilê, a modelo não excita em responder ''gratidão''.

''Sou muito grata ao bloco por ter me ajudado a me entender como uma mulher trans, preta. A lutar pelo meu espaço, a fazer história e abrir diversas oportunidades para outras mulheres como eu, além de me permitir gritar para que possam me ouvir''

''Outras como eu podem ocupar o mesmo espaço''

Laís acredita que conseguir estar na final do concurso abrirá portas para outras mulheres trans terem a sua beleza exaltada, dando um verdadeiro sentido à palavra representatividade.

''Enquanto mulher negra e trans, me sinto incluída em participar dessa oportunidade que o Ilê nos dá, de quebrar a estatística de que uma mulher como eu tem que estar nas ruas. Quero mostrar que outras como eu, podem ocupar o mesmo espaço".

A euforia da realização de um sonho, vem acompanhada do desejo por mais. Se ver em outros lugares, e estar neles, até que a primeira tenha chegado há muitos anos atrás.

''Seria muito importante que todas nós, mulheres trans, tivéssemos visibilidade em todos os espaços. É preciso que abram espaço para a comunidade''.

Para o fundador e presidente do Ilê, o músico Antônio Carlos dos Santos, carinhosamente chamado de Vovô do Ilê, o mérito da conquista de finalista é completamente de Laís. Vovô diz que o bloco sempre foi e continuará sendo um espaço de acolhimento, livre de preconceitos e julgamentos.

''O Ilê sempre foi um espaço inclusivo e que abraça a todos. Ela chegou nesse espaço graças a ela.''

Deusa do Ébano

A Noite da Beleza Negra é uma verdadeira exaltação à mulher preta. Fazendo história desde 1975, para os organizadores, a "Deusa do Ébano" tem a missão de levar ao público o encanto e consciência que a mulher negra necessita para elevar a autoestima e censo crítico.

Os critérios para seleção da Deusa é o nível de consciência cidadã em relação ao papel da mulher negra na sociedade, a performance em dança afro, conhecer a trajetória do grupo e ter entre 18 e 30 anos.

A noite é considerada uma das principais ações afirmativas do bloco Ilê Aiyê, cumprindo desde a sua primeira edição o papel de resgate de amor pela mulher negra, baiana e brasileira.

A vencedora deste ano, irá representar o bloco no Carnaval de 2023, quando o Ilê Aiyê dedicará o seu tema ao centenário do angolano Agostinho Neto . 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/