Feira de Santana sedia Campeonato Baiano de Xadrez Standard Aberto 2025 nesta semana
As sete rodadas da disputa iniciam nesta
Com sete rodadas, o Campeonato Baiano de Xadrez Standard Aberto 2025 acontece a partir desta quinta-feira (13) até domingo (16), no SESI Saúde, em Feira de Santana. A promoção da competição é por meio da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), em parceria com a Federação Bahiana de Xadrez (FBX) e com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
A competição é aberta a qualquer participante com cadastro na CBX, residentes na Bahia há dois anos ou mais, que esteja em dia com a anuidade de jogador 2025. Cerca de 120 enxadristas vão disputar o torneio, cujos objetivos são declarar os campeões absolutos da Bahia em 2025; contribuir para o intercâmbio e melhoria do nível técnico dos enxadristas; e movimentar os ratings da Federação Internacional de Xadrez (FIDE) e da CBX.
A programação inicia de forma remota com o congresso técnico às 20h desta quarta-feira. Já as rodadas começam na quinta-feira às 20h, seguidas pelas segundas a sétimas, com duas na sexta-feira (14) às 14h e às 20h; no sábado (15) às 13h30 e às 19h30; e no domingo às 9h e às 15h. Após a finalização da sétima rodada, serão divulgados os resultados e realizada a cerimônia de encerramento, com as premiações.
📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
O torneio será disputado no Sistema Suíço, compreendendo um total de sete rodadas, no ritmo de jogo Standard e na cadência de 90 min + 30 seg, desde o primeiro lance. Os critérios de desempate, por ordem de utilização, serão resultado individual; buchholz com corte do pior resultado (0,0,1,-,-,0); buchholz sem corte (0,0,0,-,-,0); média dos buchholz dos Oponentes (AOB); sonnerborn berger (0,0,0,-); e maior número de vitórias (WIN).
"Chegamos a mais uma edição do Campeonato Baiano Absoluto, competição que representa o ponto máximo do xadrez no nosso estado. As expectativas são as melhores. Teremos grandes nomes em ação, muita disputa e, principalmente, a oportunidade de valorizar o talento dos enxadristas baianos", comenta o presidente da FBX e organizador da prova, Luciano Zallio.
Ele acrescenta que a realização do evento também reforça a importância de levar o xadrez a todas as regiões da Bahia, fortalecendo o interior e promovendo o desenvolvimento do esporte de forma descentralizada. "Agradecemos à Sudesb pelo apoio fundamental, que torna possível a concretização de iniciativas como esta, incentivando atletas, fomentando o esporte e contribuindo diretamente para o crescimento do xadrez baiano, em todas as regiões do nosso estado", finaliza.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.