Secretaria de Saúde lança campanhas Outubro Rosa e Verde nesta segunda, 3

Saúde e Bem EstarFeira de Santana

Secretaria de Saúde lança campanhas Outubro Rosa e Verde nesta segunda, 3

A unidades de saúde vão realizar diversas atividades abordando os dois temas 

Crédito: Divulgação

Está marcada para segunda-feira, 4, a abertura oficial das campanhas Outubro Rosa e Verde, voltadas para a prevenção e combate à sífilis e ao câncer de mama da Prefeitura de Feira. O evento será realizado no auditório Dr. João Batista Cerqueira, na Secretaria Municipal de Saúde.

A programação é voltada para profissionais que atuam na rede municipal de saúde e discentes dos cursos de medicina e enfermagem. Serão apresentadas as ações previstas para o mês, além de palestra ministrada pelo médico mastologista Flávio Monteiro e pelo enfermeiro do Centro Municipal de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis/HIV/AIDS, Valterney de Oliveira Morais. Também será realizado um momento lúdico com o médico Danilo Rodrigues.

Durante todo mês de outubro, as unidades de saúde vão realizar diversas atividades abordando os dois temas, além de intensificar a oferta de guias de solicitação para exames de mamografias, USG mamária e testagens para diagnosticar as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), como sífilis, HIV e Hepatites B e C.

"É importante que tanto mulheres quanto homens, público que também pode contrair a doença, realizem o autoexame das mamas regularmente e estejam atentos aos sinais. Infelizmente, durante todo o ano sobram vagas para a realização de exames, pois as pessoas geralmente só buscam o serviço no mês de outubro", destacou a enfermeira referência técnica em Saúde da Mulher, Alessandra Magalhães.

Em Feira de Santana, 45 mulheres morreram por consequências do câncer de mama no ano passado. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), este é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos.

O Ministério da Saúde recomenda que pessoas entre 50 e 60 anos realizem a cada dois anos a mamografia de rastreamento. Além disso, nos casos de sintomas, sinais ou nódulos nas mamas, é realizada a mamografia diagnóstica em qualquer idade. 

Com informações da Secom/PMFS.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 28 Março 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/