Semman e Uefs lançam livreto sobre a arborização de Feira de Santana e cataloga principais espécies nativas
A publicação reúne informações técnicas, imagens e informações atualizadas sobre a importância da arborização urbana na cidade
Foi lançado nesta terça-feira (2), pela Secretaria Municipal de Meio de Ambiente, em Feira de Santana, o livreto "Arborização urbana de Feira de Santana, BA: espécies mais utilizadas e suas características".
O livreto é de autoria de Filipe Gomes Oliveira, Ana Flávia Trabuco, Raissa Martins e Lamarck Rocha. A publicação conta 55 páginas e reúne informações técnicas, imagens e informações atualizadas sobre a importância da arborização urbana da cidade, além catalogar as espécies mais encontradas no município.
Em entrevista ao Folha do Estado, o professor Lamarck Rocha, que faz parte do Departamento de Ciências e Biologia (DCBio) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), detalhou sobre as contribuições que o livreto oferece para a comunidade feirense.
"Esse é um livro que reúne as principais espécies que são utilizadas aqui na cidade para arborização urbana, desde as que são nativas até as que são introduzidas. O livro é ricamente ilustrado com fotografias e também com todas as informações sobre dicas de como você vai cultivar essas plantas, indicações de onde você vai plantar, de como você vai fazer para reconhecer as espécies de plantas", explicou.
📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
Segundo ele, o livreto foi elaborado pelo Departamento de Ciências Biológicas da Uefs, em parceria com a Semman, a partir de uma demanda do órgão municipal, que requer informações precisas para orientar os fiscais nos processos de fiscalização urbana e retirada de árvores.
"O livro orienta os fiscais a fazerem essa retirada de uma forma consciente e não seja danosa para a natureza. Porque, hoje em dia, é uma demanda importante essa questão da arborização urbana e, consequentemente, melhorar o clima. A árvore sempre vai trazer um benefício, independentemente de onde ela existe. Entretanto, ela pode ser um problema a depender de onde ela seja plantada."
A secretária de Meio Ambiente, Jaciara Costa, é grande o número de reclamações por parte da população feirense sobre os tipos de árvores que podem ser plantadas, bem como de espécies que crescem de forma desenfreada, trazendo riscos aos imóveis e passeios.
"No momento que a gente sabe o que plantar, como plantar, o que é grande reclamação, com certeza vai ter essa convicção e não vai acontecer mais isso. Fora que nós estamos no plano também nacional de arborização urbana, e o livreto já sai dentro dos critérios, que foi um grande movimento que tivemos nas últimas semanas, que foi a COP30 e está aí para a nossa comunidade".
Jaciara Costa lembrou que a Semman trabalha em parceria com o Departamento de Áreas Verdes da Secretaria de Serviços Públicos (SESP), protegendo a flora da cidade.
"Tivemos, na última Expofeira, a distribuição de quase mil mudas, para que as pessoas comecem a entender como é esse processo de cuidar de uma árvore, de como desenvolvê-la de forma correta, então estamos num grande projeto que se chama Feira Mais Verde", acrescentou.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.