Encontro entre Lula e Trump pode ser adiado devido a paralisação do governo dos EUA
Shutdown iniciado nesta quarta-feira (1º) mantém Casa Branca focada em negociações e deixa reunião sem data definida
O aguardado encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pode ser adiado. Desde a 0h desta quarta-feira (1º), o governo americano entrou em processo de shutdown — paralisação parcial das atividades federais por falta de aprovação do orçamento no Congresso.
De acordo com informações da CNN, interlocutores do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) afirmam que, com a prioridade da Casa Branca voltada a resolver a crise, a reunião com Lula pode ficar em segundo plano. Até esta segunda-feira (29), o governo americano ainda não havia respondido sobre o formato do encontro.
📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
Nos bastidores, a paralisação também pode servir como justificativa ao governo brasileiro para a ausência de avanços na organização da reunião.
O shutdown ocorre quando o Congresso não aprova o orçamento ou créditos temporários para financiar os gastos federais. Sem autorização para gastar, milhares de servidores podem ser dispensados, tribunais fechados e subsídios a pequenas empresas atrasados. A disputa tem origem em janeiro, quando Trump assumiu o cargo e se recusou a liberar bilhões de dólares já aprovados pelo Legislativo.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.