Feira de Santana
+30...+30° C
Dólar:   R$ 4,146
Euro:   R$ 4,841
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Folha Motor

todas as notíciasseta

Saiba os cuidados com condições climáticas em pistas

Em casos de alagamentos, o motorista deve verificar se a altura da água ultrapassa a metade das rodas


13/01/2020 às 05:17h

Saiba os cuidados com condições climáticas em pistas
Crédito: Reprodução

Com o início do verão, as ocorrências de chuvas fortes se tornam mais comuns, principalmente no período da tarde. Por isso, os motoristas devem tomar cuidados redobrados ao enfrentar as consequências do mau tempo, como visibilidade prejudicada, vias mais escorregadias, obstáculos que podem surgir devido aos ventos fortes e a modificação dos padrões de condução e comportamento dos veículos, como aderência ao solo e estabilidade.


Em casos de alagamentos, o motorista deve verificar se a altura da água ultrapassa a metade das rodas. Outros cuidados são: dirigir de acordo com o limite de velocidade da via e, se houver necessidade, reduzir mais. Quando houver uma fina camada de água sobre a pista, pode ocorrer a aquaplanagem, situação em que o veículo perde a aderência ao solo. Por isso, a velocidade deverá ser diminuída. A manutenção e correta calibração dos pneus é imprescindível. Pneus velhos, carecas e com sulcos rasos podem tornar situações como essa ainda mais perigosas. Deve-se manter as mãos no volante, pois a pista molhada torna necessário manter controle maior sobre o carro. Evitar frear bruscamente ou fazer manobras e ultrapassagens arriscadas. Não falar ao celular nem mexer no rádio.


 Mesmo durante o dia, acender os faróis baixos, pois eles focam mais no chão, ajudam na visibilidade e a dos outros motoristas. Se a chuva estiver forte demais, deve-se considerar a hipótese de estacionar o veículo em lugar seguro e voltar a dirigir quando as condições estiverem melhores.

FONTE: Conteúdo AutoMotrix
REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

PMFS

TVGeral

Micareta de Feira 2020
Publicidade
Vilage
Santana
Trail 66
PMFS
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas