Feira de Santana
+30...+30° C
Dólar:   R$ 4,146
Euro:   R$ 4,841
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Folha Motor

todas as notíciasseta

Dicas para hora de escolher entre carro novo ou usado

Com a virada de ano muitas pessoas já começaram as pesquisas por preços e marcas


15/01/2020 às 03:30h

Dicas para hora de escolher entre carro novo ou usado
Crédito: Reprodução

Dados divulgados pela Fenabrave, mostram que em 2019 o brasileiro comprou cerca de 2,787 milhões de automóveis. Segundo a Federação foi o melhor ano para a venda de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus. Para 2020 a expectativa é que o mercado ultrapasse os 3 milhões de vendas com um crescimento de 9%.


Com a virada de ano muitas pessoas já começaram as pesquisas por preços e marcas, mas alguns fatores são importante para não errar na hora de comprar o primeiro carro. Uma das dúvidas mais comuns é sobre escolher um modelo novo ou usado. Apesar de ser uma questão que só o comprador poderá responder a si mesmo, reunimos alguns aspectos importantes para ambos os casos para ajudar nessa tomada de decisão tão importante e impactante para o orçamento.


Antes a pesquisar um novo carro


Para que a decisão seja a mais acertada possível, o primeiro passo do futuro proprietário é traçar seu perfil considerando aspectos básicos como:


- De quanto espaço meu carro precisa?


- Será um carro de passeio, para locomoção ao trabalho ou ambos?


- Quais acessórios e recursos realmente preciso?


- Qual é o valor que tenho disponível para a negociação? Vou precisar de financiamento?


- Quanto posso comprometer dentro da minha renda mensal?


- Quais são os custos de manutenção do modelo que quero?


- Quanto esse modelo se desvaloriza em média de acordo com a Tabela Fipe quando eu precisar revendê-lo?


Ao responder essas perguntas iniciais, é possível traçar um modelo e versão mais adequados a suas necessidades pessoais e também às possibilidades financeiras para finalizar sua compra.


Além disso, é primordial pesquisar com calma e atenção todas as possibilidades de negócio e as ofertas do mercado.


Vantagens e desvantagens de um zero quilômetro


É difícil não sonhar com um carro zero quilômetro que acabou de sair da fábrica com aquele cheirinho de novo. Mas, ser a primeira pessoa a dar a a partida no veículo demanda um investimento considerável até para os modelos mais populares em suas versões mais simples.


Prós: um veículo zero é uma máquina intacta, com todos seus componentes novos e preservando integralmente todas as suas características originais.


Além disso, o zero quilômetro conta com um período de garantia para motor e componentes, o que pode evitar gastos desnecessários com reparos inesperados. Se bem conservado, pode ser revendido com menor taxa de desvalorização.


Contras: um veículo zero demanda um alto investimento financeiro e por vezes é preciso financiar boa parte de seu valor final, que é acrescida de juros.


Ainda falando em gastos, veículos novos têm alto valor na tabela de seguro de carros, impostos, revisões em autorizadas e gastam mais combustível durante o amaciamento do motor (em comparação a um carro já usado de mesma motorização).


Vantagens e desvantagens de usados


Com muita paciência para pesquisar e com a ajuda de um mecânico de confiança que possa avaliar as reais condições de um veículo seminovo ou até um usado, é possível encontrar uma boa opção de compra para seu primeiro veículo.


Prós: de acordo com o modelo escolhido, seu valor de aquisição é mais barato comparado a um zero quilômetros. Os custos também diminuem gradativamente com o seguro, IPVA e as revisões periódicas podem ser feitas fora das oficinas autorizadas, pois esse procedimento não implica mais na violação da garantia.


Contras: Maior chance de rodar com componentes já desgastados, dificuldade maior para encontrar peças de reposição, tecnologias atrasadas comparadas ao lançamentos mais atuais, necessidade maior de atenção ao seu desempenho, troca de componentes e manutenções preventivas.


Antes de fechar o negócio


- Pesquise preços e formas de financiamento com muita paciência e cautela para não perder dinheiro na negociação.


- faça o test drive observando com muita atenção a ergonomia ao volante, pontos cegos, capacidade do porta-malas, acessórios e funcionalidades disponíveis, funcionamento dos equipamentos, luzes do painel e iluminação externa, além de verificar freios e possíveis barulhos de rodagem.


- Caso a compra seja feita em loja, verifique sua reputação. 

REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

PMFS

TVGeral

Micareta de Feira 2020
Publicidade
Santana
Trail 66
Vilage
PMFS
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas