Feira de Santana
+30...+30° C
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Micareta

todas as notíciasseta

Para Sesab, Micareta de Feira aumenta risco de transmissão do novo coronavírus

O documento em nenhum momento recomenda a não realização da Micareta de Feira de Santana, entre 23 a 26 de abril


12/03/2020 às 05:43h

Para Sesab, Micareta de Feira aumenta risco de transmissão do novo coronavírus
Crédito: Reprodução

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) encaminhou nesta quinta-feira (12), um ofício ao Ministério Público da Bahiia, onde fez considerações sobre a realização da Micareta de Feira de Santana, em resposta a 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Feira de Santana, que solicitou informações sobre o risco de transmissão do coronavírus durante a festa.

 

De acordo com o ofício, na conclusão, a Micareta de Feira de Santana aumenta exponencialmente o risco de transmissão do novo coronavírus na Bahia. A Sesab considerou dados científicos da Análise de Cenários - COVID-19, que o novo coronavírus possui capacidade de multiplicar o total de casos por 10 a cada 7,2 dias – em média. O relatório técnico ainda considera que o período de 23 a 27 de abril corresponde 16ª semana epidemiológica do ano coincidindo com a curva ascendente exponencial de casos previstos para ocorrer no país, mais de 30 mil.

 

Para chegar a conclusão, a Sesab também considerou as medidas adotadas pela China (país epicentro do vírus) e Itália (segundo país no mundo com mais casos); o cenário epidemiológico mundial com a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretando a COVID-19 uma pandemia; que o Brasil já vem notificando casos autóctones em algumas áreas de seu território nacional; que o vírus já circula no Estado da Bahia, apesar de restrito e ainda não se configurar em área de transmissão comunitária; que em várias partes do mundo, os eventos coletivos têm sido suspensos e que uma micareta da magnitude da de Feira de Santana, configura-se um evento de massa.

 

O documento em nenhum momento recomenda a não realização da Micareta de Feira de Santana, entre 23 a 26 de abril. O ofício ainda esclarece orientações da OMS de que que devem ser evitados ao máximo o contato com pessoas com sintomas respiratórios e situações que as exponham ao risco de infecção e as recomendações: evitar cumprimentar as pessoas com as mãos, manter uma distância de aproximadamente um metro entre as pessoas quando fora do ambiente domiciliar; evitar contato com pessoas com sintomas respiratórios; evitar locais com aglomerações humanas, permanecendo mais tempo em casa, ou saindo para lugares abertos, com ventilação ampla.

 

A reportagem completa estará disponível na edição impressa desta sexta-feira (13) do jornal FOLHA DO ESTADO.

FONTE: Da Redação
REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

Gov Bahia vale

TVGeral

Live da cantora feirense Maryzelia com o seu Samba autêntico e de qualidade.
Publicidade
Gov Bahia vale
Vilage
Gov Bahia vale
Gov Bahia vale
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas