Feira de Santana
+30...+30° C
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Micareta

todas as notíciasseta

Prefeito Colbert Martins Filho anuncia que Micareta de Feira está adiada

A Prefeitura decretou situação de emergência pública em decorrência dos casos de coronavírus (Covid-19) que já foram confirmados em moradores da cidade


13/03/2020 às 08:56h

Prefeito Colbert Martins Filho anuncia que Micareta de Feira está adiada
Crédito: Mário Sepúlveda/FE

Em coletiva de imprensa na manhã desta sexta-feira (13), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o prefeito Colbert Martins Filho anunciou que a Micareta de Feira de Santana 2020 está adiada. A Prefeitura decretou, através do Decreto n° 11.484 de 13 de março de 2020, Situação de Emergência Pública em decorrência dos casos de coronavírus (Covid-19) que já foram confirmados em moradores da cidade, um total de três, e uma das principais festas populares do munícipio não será realizada entre 23 a 26 de abril.


Segundo o prefeito Colbert Filho, que é médico e professor de epidemiologia, foi criado no município, logo após a confirmação do primeiro caso, um comitê específico para tratar do novo coronavírus, colocando a cidade em igualdade ao que acontece em cidades como São Paulo. De acordo com Colbert, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, acompanha as informações da cidade.


"Cuidar de gente é o que sei fazer na minha profissão. Esse momento é decisivo para que nós possamos aprender e priorizar a todos diante da ameaça de uma epidemia deste tipo, que cresce muito rápido, exponencialmente e atinge pessoas idosas. Uma semana atrás nós tivemos a informação do primeiro caso confirmado, uma semama depois estamos decretando uma situação para tomar atitudes muito duras, muito rígidas, com relação aos eventos de massa. Um deles é a Micareta, daqui a 40 dias e nós estamos adiando este evento", comentou o prefeito.


Colbert ainda alertou sobre a previsão do aumento de casos do vírus justamente no período em que estava programado para ocorrer a Micareta."Nós estamos nos preparando para um aumento grande do número de casos de coronavírus que deve acontecer entre a 13ª a 16ª semana epidemiológica. Até a semana passada não tínhamos esta posição. Sei esperar o momento da decisão técnica e a partir de agora com a projeção que temos, de que o aumento dos casos de coronavírus devem acontecer de forma exponencial nos próximos 20 dias, nós estamos tomando as medidas necessárias".


Decreto


O decreto que estabeleceu o adiamento da Micareta 2020 também se estende a outros eventos que tenham alguma participação seja por licença, seja por investimento público da Prefeitura. "Todo evento que depender de licença da Prefeitura, a Prefeitura não vai dar permissão. Eventos privados nós vamos recomendar, não podemos impedir que se realizem eventos privados. É importante que a gente tenha o cuidado e o critério para que possamos agir de acordo com as circunstâncias", disse.


Com relação as escolas, o prefeito disse acompanha a situação, mas não há definição sobre suspensão das aulas. "Estamos acompanhando esse processo. O Ministério da Educação está propondo antecipação das férias de junho para agora, não há decisão a respeito do assunto. Estamos acompanhando, visitando as escolas e orientando para seja da forma mais adequada", comentou.


Audo Rodrigues, promotor do Ministério Público da Bahia, disse que é necessário ter responsabilidade para tratar do assunto. "O grande problema do Covid-19 é a forma como atinge o sistema respiratório do infectado e os estudiosos relatam que o pico vai causar um colapso no sistema de saúde. Não queiram transferir a responsabilidade do problema para os poderes constituidos, estados e municipios. As ações estão sendo adotadas e sugestões podem ser dadas", disse. 

 

Efeito cascata

 

Com o anúncio do adiamento da Micareta, vários atores envolvidos na festa já se manifestaram com relação aos eventos pré-micaretescos e até mesmo os que acontecem paralelos a festa. Os camarotes Prime e Do Rei informaram que farão a devolução dos valores dos passaportes, com futuras informações sobre como proceder. O Central Mix suspendeu as vendas de ingressos em todos os pontos. Algumas das tradicionais feijoadas também já se manifestaram: a Micoruje e a Noite & Dia estão adiadas. Ainda não se manifestaram a Feijoada do Nilsão e a Feijão Chic. A casa de shows Prime e o Johnnie Club suspenderam todos os eventos programados nos espaços nos próximos 30 dias.

 

Todas as informações sobre a coletiva do prefeito de Feira de Santana sobre o coronavírus na cidade e a Micareta de Feira e os desdobramentos do adiamento da festa estarão na edição impressa de sábado (14) do jornal FOLHA DO ESTADO DA BAHIA.

FONTE: Da Redação
REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

Gov Bahia vale

TVGeral

Live da cantora feirense Maryzelia com o seu Samba autêntico e de qualidade.
Publicidade
Gov Bahia vale
Vilage
Gov Bahia vale
Gov Bahia vale
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas