Feira de Santana
+30...+30° C
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Política

todas as notíciasseta

Decreto pode liberar cloroquina a todos pacientes

Atualmente, a orientação é para profissionais do sistema público de saúde prescrever a substância apenas em casos mais graves


16/05/2020 às 06:27h

Decreto pode liberar cloroquina a todos pacientes
Crédito: Reprodução

Após a demissão do ministro da Saúde na sexta-feira (15), o chefe interino da pasta, o general Eduardo Pazuello deve assinar o novo protocolo da pasta que libera o uso da cloroquina até mesmo em pacientes com sintomas leves da Covid-19. A informação foi divulgada pelo jornal Estado de S.Paulo.

 

A medida é uma determinação do presidente Jair Bolsonaro, procedimento que o oncologista Nelson Teich se recusou a cumprir. Atualmente, a orientação é para profissionais do sistema público de saúde prescrever a substância apenas em casos mais graves.

 

O protocolo avalizado por Pazuello deverá ser baseado na resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM). A entidade liberou em abril a aplicação da substância em pacientes com sintomas leves, mas ressaltou que a decisão foi tomada “sem seguir a ciência”, apenas para encerrar a polarização em torno do medicamento.

 

Assim, médicos estão autorizados a prescrever o medicamento, mas não há um protocolo de distribuição do remédio para que pacientes possam ter acesso à droga no sistema público.

 

A hidroxicloroquina pode causar efeitos colaterais graves, como parada cardíaca.

REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

TVGeral

Live Forró Balão Beijo
Publicidade
Vilage
MAIS SAÚDE BAHIA
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas