Feira de Santana
+30...+30° C
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Expofeira

todas as notíciasseta

Produção e beneficiamento do umbu

Cooproaf montou estande no espaço do Sebrae no Parque de Exposição


04/09/2013 às 09:58h

Produção e beneficiamento do umbu
Crédito: Reprodução/Secom/PMFS

Nativa do sertão, é no município de Manoel Vitorino, sudoeste, que o umbuzeiro encontrou espaço para se multiplicar. Mesmo com toda plantação nativa, a média de pés chega a 60 por hectare. É uma das maiores, senão a maior, concentração da espécie em todo estado. O umbu é uma das frutas mais populares e saborosas de todo nordeste. É tida como a fruta sagrada do sertão.

 
A Cooproaf (Cooperativa de Produção e Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar do Sudoeste da Bahia), que tem 67 associados e apoia outros 150, montou um estande no espaço do Sebrae, no Parque de Exposição João Martins da Silva, produz 48 produtos que tem como base o umbu. Parte da economia do município gira em torno da produção e o beneficiamento desta fruta.

 
No ano passado armazenou 25 toneladas de polpa da fruta, que foi usada no período da entressafra, que acontece de março a novembro, para produzir geleias, doces, compotas, entre outros produtos. “Traçamos um planejamento de trabalho onde projetamos a quantidade de polpa que a gente vai usar no período no qual as árvores não estão produzindo”, diz a diretora comercial da cooperativa, Elenita Maria Souza Silva.

 
Ela afirmou que ainda se processa muito pouco em relação ao potencial de produção do município. De acordo com a diretora, quatro fábricas – duas processão a fruta para o fabrico de polpa e a outra metade vai produzir suco, vão se instalar no município. Assim, grande parte da produção do umbu vai ser processado em Manoel Vitorino, mesmo. “Todos os dias, durante a safra, vários caminhões saem carregados de umbu”.

FONTE: Com informações da Secom/PMFS
REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

TVGeral

Live do Grupo DIBEMCOMAVIDA
Publicidade
Radio Geral 2
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas