Feira de Santana
+30...+30° C
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Expofeira

todas as notíciasseta

Veterinário de plantão no Parque

Urgências nos atendimentos a equinos, bovinos e caprinos


05/09/2013 às 01:21h

Veterinário de plantão no Parque
Crédito: Reprodução/Silvio Tito/Secom/PMFS

Equinos estressados ou desidratados, ovinos com sobrecarga metabólica devido a sobrecarga de grãos, bovinos com problemas por excesso alimentar. Um veterinário e três estagiários contratados pela Prefeitura de Feira de Santana são as referências às urgências no atendimento aos animais que estão participando da XXXVIII Exposição Agropecuária de Feira de Santana.

 
Os plantões são de 24 horas. O atendimento é gratuito – mas os expositores são os responsáveis pela compra dos medicamentos indicados. Neste ano o grupo ainda não fez nenhum parto, procedimento geralmente relacionado às vacas leiteiras.

 
“Os cavalos podem se desidratar durante as competições”, diz o veterinário Raílson Brandão. Outro problema são as contusões, que impedem que estes animais caminhem normalmente – e os prejudiquem nas competições, caso participem.  O estresse está relacionado à mudança do seu habitat e o barulho provado pelos visitantes do parque.

 
Os bovinos são os animais que menos apresentam problemas de saúde relacionados à alimentação, porque, de acordo com o veterinário, consomem ração feita pelos próprios tratadores. Os ovinos de alta linhagem consomem mais proteínas e apresentam cólicas vesicais.

 
Caso precise de um atendimento mais sofisticado o animal é transferido para clínicas especializadas. 

FONTE: Com informações da Secom/PMFS
REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

TVGeral

Live do Grupo DIBEMCOMAVIDA
Publicidade
Radio Geral 2
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas