Feira de Santana
+30...+30° C
Dólar:   R$ 4,146
Euro:   R$ 4,841
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Ciência e Tecnologia

todas as notíciasseta

Alerta aos pais sobre riscos de jogos online

Cada vez mais jovens, adultos e crianças se inserem no universo dos games virtuais


03/12/2018 às 10:04h

Alerta aos pais sobre riscos de jogos online
Crédito: Reprodução

Nos últimos anos o mercado de games vem crescendo rapidamente, não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Prova disso é que um jogador chegou a alcançar a marca de 667 mil pessoas assistindo a transmissão de uma partida ao vivo. Com essa popularidade, cada vez mais jovens, adultos e crianças se inserem no universo dos games virtuais.


Pensando nos riscos aos quais as crianças estão expostas devido ao crescimento do mundo de jogos online conheça dicas de como proteger seus filhos dos perigos desse universo.


Catfishing - Pessoas se passando por outras


No mundo dos jogos, todos podem criar nomes ou perfis falsos e utilizá-los para conhecer pessoas. A prática é chamada de catfishing, que nada mais é do que criar uma conta se dizendo ser outra pessoa, muitas vezes fictícia.


O grande risco aqui é a criança ser enganada por esses malfeitores e passar dados pessoais, como endereço, nome dos pais, escola, e outras informações ou até mesmo realizar compras como se fossem presentes. Para garantir que isso não ocorra, o ideal é ficar de olho nas conversas, ver com quem são e sobre o que estão falando, e alertar a criança sobre os perigos de falar muito sobre si para um estranho. Outra forma de evitar problemas é ter consoles e PCs sempre em um lugar comum a todos da residência, como corredores ou sala, evitando assim que a criança converse sem supervisão com outros jogadores.


Ciberbullying e Crimes Virtuais


Com o anonimato proporcionado pelos games virtuais, alguns jogadores maldosos podem atacar seu filho de maneira pejorativa, ou incentiva-lo a fazer o mesmo com outras pessoas. A prática de bullying é muito comum no ambiente digital, e isso pode trazer danos psicológicos aos pequenos.


Em alguns jogos muito populares, existem chats entre os participantes, onde é possível que um parceiro do time ofenda a criança por conta de erros durante a partida. Por conta disso, antes de permitir que seus filhos joguem, é importante ensinar que é possível denunciar um jogador e que ele deve fazer isso quando notar uma má conduta.


Comentários preconceituosos também acabam sendo um risco. Ao ver outra pessoa tendo um comportamento agressivo, a criança pode se sentir influenciada e acabar imitando o outro jogador, o que pode inclusive ser denunciado para a justiça por prática criminosa. Para impedir que as crianças caiam na armadilha de se juntar aos chamados trolls, é essencial alertar que esse tipo de comportamento é errado. Dialogar com seus filhos é uma ferramenta importante de prevenção.


Senhas e cartões


A maioria dos games permite efetuar compras online, desde mensalidades do jogo até a aquisição de novas adaptações para as personagens. Para realizar as compras, além do pagamento ser em dólar, é necessário vincular o perfil do jogador a algum cartão.


Ao fazer isso, os dados do cartão de crédito são armazenados, e em algumas situações seu dinheiro pode ser utilizado contra a sua vontade. filho É importante orientar as crianças a sempre avisar o que está comprando e qual o valor que será debitado. Uma boa dica pode ser solicitar à administradora do cartão que envie notificações no momento em que as compras são efetuadas. Assim, é possível evitar surpresas quando a fatura chegar. Se o perfil for roubado, é possível que o cibercriminoso compre novos itens utilizando a conta bancária cadastrada, além de ter acesso aos dados financeiros, portanto cuidados como criar uma senha segura e acompanhar as movimentações de compra são fundamentais. 

REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

PM Santo Estevão

TVGeral

6ª Copa WH7 - 27/10/2019 - Profissional AO VIVO - Tvgeral.com.br
Publicidade
Academia First
Vilage
SECOM - BAHIA AQUI É TRABALHO 1119
PMFS Qualifica
First
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas