Feira de Santana
+30...+30° C
Dólar:   R$ 4,146
Euro:   R$ 4,841
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Ciência e Tecnologia

todas as notíciasseta


Cinco casos de HIV confirmados em testes rápidos

De 248 testes para HIV, com cinco casos foram confirmados


03/03/2019 às 08:25h

Cinco casos de HIV confirmados em testes rápidos
Crédito: Reprodução

É carnaval e brincar com segurança é o lema que a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) prega. Nesses dias da folia momesca (de 28/2 a 2/3), foram distribuídos 400 mil preservativos.


Este ano também a Sesab, através da Superintendência de Vigilância e Proteção à Saúde (Suvisa), colocou à disposição da população dois postos de testagem que, em apenas 20 minutos e com algumas gotinhas de sangue, retiradas de uma furadinha no dedo, permite detectar infecções sexualmente transmissíveis (IST), como HIV/Aids, sífilis, além das hepatites virais (Be C).


No último sábado (2), segundo dia oficial do carnaval, foram realizados 248 atendimentos nos seguintes procedimentos: 248 testes para HIV, com cinco casos confirmados; 248 testes para Sífilis, com 30 reagentes; 248 testes para Hepatite B, sem nenhum caso reagente e 248 testes para Hepatite C, sem nenhum caso reagente.

 

Nos dois dias de atendimento, nos postos que estão localizados na Avenida Centenário (Barra) e na Avenida Adhemar de Barros (Ondina) foram contabilizados 465 atendimentos, com um total de seis confirmações para HIV, 41 reagentes para Sífilis e nenhum caso reagente para as Hepatites B e C. Todas as pessoas que tiveram testes com resultado positivo receberam as orientações e encaminhamento para início do tratamento. Os postos de testagem e aconselhamento funcionam das 16 horas até 1h do dia seguinte. No interior do estado, em parceria com a prefeitura municipal, também funciona um posto de testagem em Porto Seguro.


Nas últimas 72 horas, nove pessoas solicitaram atendimento para Profilaxia Pós-Exposição (PEP). Destas, duas foram decorrentes de violência sexual e uma por acidente perfurante no circuito do carnaval.

REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

TVGeral

Novinhas x Master - Desafio de Gerações AO VIVO - TvGeral.com.br
Publicidade
Vilage
Santana
Elo Engenharia
PMFS Arraia
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas