Feira de Santana
+30...+30° C
Dólar:   R$ 4,146
Euro:   R$ 4,841
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Municípios

todas as notíciasseta


Casos suspeitos de dengue na Bahia crescem 280%

Há cidades epidêmicas, como Feira de Santana e entorno


25/03/2019 às 07:37h

Casos suspeitos de dengue na Bahia crescem 280%
Crédito: Reprodução

O número de casos notificados como suspeitos de dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, subiu de 1.907 para 7.252, alta de 280%, na comparação entre 1º/1 e 18/3 de 2018 e igual período deste ano. A informação foi divulgada pelo biomédico sanitarista Gabriel Muricy, da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab). O número baixou em relação aos 301% aferidos em janeiro, comparando com 2018, mas ainda é preocupante.

 

Ele explicou que há cidades epidêmicas, como Feira de Santana e entorno, Seabra e Itaberaba, na Chapada Diamantina. Nestas regiões, em algumas localidades, o número passa de 300 doentes por mil habitantes.

 

O maior perigo é em Feira de Santana, que detém 30% dos registros, com quatro mortos este ano. Por ser o maior entroncamento rodoviário do Nordeste, trata-se também do local onde passam mais pessoas com possibilidade de terem contraído a doença.

 

"Nesta época de calor com umidade, já se esperava uma proliferação, daí nossas ações preventivas, mas é preciso considerar também que em um período de três a cinco anos, tem um desses anos em que a doença se propaga, como agora, em 2019", explicou o biomédico Muricy.

 

Kits – A Sesab distribuiu, para os 417 municípios baianos, 7.400 kits contendo os equipamentos para o controle da doença, com 26 itens, como pipetas de vidro, álcool, esponja, lanterna de LED recarregável e bacia plástica.

 

Os municípios baianos têm atendido ao chamado da secretaria estadual, no sentido de orientar os moradores e realizar mutirões, como foi feito recentemente em Lençóis, que fica a apenas 50 quilômetros de Seabra, uma das cidades de maior incidência da dengue.

FONTE: A Tarde Online
REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

TVGeral

Novinhas x Master - Desafio de Gerações AO VIVO - TvGeral.com.br
Publicidade
Santana
Elo Engenharia
Vilage
PMFS Arraia
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas