Feira de Santana
+30...+30° C
Dólar:   R$ 4,146
Euro:   R$ 4,841
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Cultura e Eventos

todas as notíciasseta

Projeto Arte de Viver incentiva deficientes visuais

São mais de 20 oficinas gratuitas oferecidas pelo Arte de Viver, um projeto mantido pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Fundação Municipal Egberto Tavares Costa


17/06/2019 às 06:05h

Projeto Arte de Viver incentiva deficientes visuais
Crédito: Reprodução

Francisco de Assis da Costa é deficiente visual. E já acompanha o Arte de Viver há 3 anos, quando sua esposa Ridalva Cristina começou a participar da oficina de Jazz. Atualmente, a neta de seu Francisco também frequenta o projeto por incentivo dos avós.


Nos dias das apresentações no teatro Ângela Oliveira, é fácil encontrar seu Francisco. Numa das primeiras fileiras, com a bengala na mão, ele fica atento aos movimentos no palco, e mesmo sem enxergar não desvia o olhar. E não foi diferente na última quinta-feira (13). No encerramento das oficinas de Ballet e Jazz do Arte de Viver. A esposa de seu Francisco apresentou, e ele estava lá, prestigiando.


Francisco tem uma doença genética que o acompanhou a vida inteira. Aos 20 anos, passou a se agravar de forma mais dura, mas só aos 30 a doença piorou, após, ele perdeu a visão de vez. Mesmo sem enxergar, ele faz questão de manter suas atividades. “Eu ainda passeio, visito lugares novos e me mantenho atento a tudo”, afirma.


A história de seu Francisco com o Arte de Viver começou em 2016. Sua esposa, Ridalva Cristina se inscreveu na oficina de jazz. Desde então, vez ou outra ele aparece no Centro Cultural Maestro Miro - um dos locais que recebe o projeto, para conversar um pouco com o pessoal. “Eu me sinto muito bem aqui. Eles me tratam muito bem, sempre tem alguém para conversar”, afirma, referindo-se a equipe e os outros alunos das oficinas.


Para Francisco, o projeto funciona como uma forma de distração, e faz um alerta. “Mesmo com deficiência visual, nós que temos esse problema não devemos nos acomodar ou deixar de participar do que nos faz bem”, conta.


Quando criado em 2011, o projeto chegou para oferecer a população feirense atividades artísticas e culturais através de oficinas. O diretor de atividades culturais Luiz Augusto afirma a importância do projeto para sociedade. “Muitas das pessoas beneficiadas pelo Arte de Viver não tinham oportunidade de fazer essas atividades, e agora muitos já não se veem mais sem as oficinas", declara o diretor.


São mais de 20 oficinas gratuitas oferecidas pelo Arte de Viver, um projeto mantido pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Fundação Municipal Egberto Tavares Costa.

REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

PM Santo Estevão II

TVGeral

6ª Copa WH7 - 27/10/2019 - Profissional AO VIVO - Tvgeral.com.br
Publicidade
Vilage
SECOM - BAHIA AQUI É TRABALHO 1119
Academia First
PMFS Novembro Azul
First
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas