Feira de Santana
+30...+30° C
Dólar:   R$ 4,146
Euro:   R$ 4,841
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Ciência e Tecnologia

todas as notíciasseta

Pesquisadores desenvolvem novo tipo de curativo

O curativo foi testado em animais, e agora os pesquisadores tentam patentear o produto e buscar melhorias que possibilitem que a película seja testada em seres humanos


09/09/2019 às 10:11h

Pesquisadores desenvolvem novo tipo de curativo
Crédito: Reprodução

A partir da bromelina, uma substância antiinflamatória encontrada no abacaxi, pesquisadores da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) produziram uma espécie de película que em contato com os ferimentos, ajudam a cicatrizá-los mais rapidamente.

 

A professora e pesquisadora Sandra de Assis, explica que a idéia surgiu quando percebeu, através de reportagens de televisão, que existia uma falta de materiais cicatrizantes. “Os curativos são eficazes porque utilizam nanotecnologia, que aumentam a estabilidade da liberação da substância antiinflamatória.”


O curativo foi testado em animais, e agora os pesquisadores tentam patentear o produto e buscar melhorias que possibilitem que a película seja testada em seres humanos. O projeto desenvolvido em conjunto com o grupo de pesquisa do Laboratório de Enzimologia e Tecnologia das Fermentações da Uefs, teve o apoio da Embrapa Mandioca e Fruticultura de Cruz das Almas que disponibilizou um tipo de abacaxi que ainda não foi estudado, fruto de um cruzamento de duas espécies já existentes.


O desenvolvimento do curativo envolve alunos de iniciação científica do curso de Fármacia e do programa de Pós Graduação em Biotecnologia, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

PM Santo Estevão

TVGeral

9ª Edição direto do Shopping Bela Vista em Salvador
Publicidade
Vilage
Academia First
Elo Engenharia
PMFS SMT
BAHIA AQUI É TRABALHO 0919
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas