Feira de Santana
+30...+30° C
Dólar:   R$ 4,146
Euro:   R$ 4,841
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Feeds

Geral

todas as notíciasseta

HEC debate temas como suicídio e saúde mental

A ação integra as atividades do Setembro Amarelo, marcado, internacionalmente, com a campanha que objetiva alertar a população a respeito da realidade do suicídio, destacando suas formas de prevenção


11/09/2019 às 10:47h

HEC debate temas como suicídio e saúde mental
Crédito: JéssiKa Moura/FE

Foi realizada na última terça-feira (10), no Hospital Estadual da Criança (HEC), através do Grupo de Humanização, uma roda de conversa ‘Diálogos sobre suicídio e saúde mental, porque viver vale a pena’. A ação integra as atividades do Setembro Amarelo, marcado, internacionalmente, com a campanha que objetiva alertar a população a respeito da realidade do suicídio, destacando suas formas de prevenção.


A tarde contou com uma programação de varias palestras, e dentre elas, a da psicóloga especialista em suicídio jovem, Elizama Rios. “A minha experiência clinica diz respeito principalmente a adolescentes de 15 a 20 anos, onde é a incidência maior entre essa população, mas também atendemos muitos adultos de 30 anos. Os fatores que levam ao suicídio são diversos: depende do ambiente que está inserido; da história de vida; e a faixa etária”, conta.


Para a psicóloga, o tema de prevenção ao suicídio é importante para todos os setores, principalmente os profissionais de Saúde. “Dentro do hospital a gente observa uma demanda muito crescente de entrada de pessoas com ideação suicida. Então, capacitar esses profissionais para uma escuta e um olhar atento, é muito importante. Serve também para amparar eles nesse momento porque, as vezes, eles mesmos estão na dificuldade de seus trabalhos e não sabe como acolher por também não serem acolhidos”, explica Elizama.


Durante a palestra, a psicóloga sinalizou que o pensamento de que “quem quer se matar não avisa” é um mito e que as pessoas tem que estar atentas aos sinais. “Alguns sinais são a mudança de comportamento, se fazia uma coisa e gostava muito e hoje não faz mais; algumas frases faladas como que quer sumir, dormir e não acordar mais; indícios de tristeza profunda; esses são os sinais mais vistos”, diz.


Também esteve presente durante o evento, representantes do Centro de Valorização da Vida (CVV), enaltecendo que o simples gesto de escutar as pessoas já ajuda. “Essa é a maneira que prestamos nosso serviço, porque toda dor, todo sentimento que nos é trazido, é merecedor de acolhimento. Nós prestamos atenção, não julgamos, não criticamos, respeitamos o sigilo e isso faz com que a pessoa fale, confie e desabafe”, diz Paulo Souza.


Sobre o número de ligações que o CVV recebe, Paulo diz que só há uma estimativa pela quantidade de trabalho. “Como nós garantimos o sigilo, nós não temos estatística. Mas pelo 188, que funciona tipo Call Center, onde recebemos em media 8 mil ligações por dia, que são atendidos pelo 114 postos e pelos 3150 voluntários”, conclui.


Para ele esse é um momento importante de estar conversando, debatendo, externando todas essas experiências. “É importante dizer que o mês de setembro passa, mas o amarelo que fique para sempre junto com a consciência adquirida, porque todo mundo sempre precisa ser acolhido.

 

Nós temos um posto em Feira de Santana, na Rua Senador Quintino nº 713 - Olhos D’Água, próximo a garagem da Empresa Santana, onde podemos fazer o atendimento presencial ou por telefone, através do 188 que é gratuito, 24 horas por dia”, afirma Paulo.


A programação se encerrou com um ato público na área externa da unidade, com o tema ‘Se te incomoda, deixa ir!’, onde foram lançados balões amarelos para o céu representando um ato de libertação das aflições do dia a dia.


Ações


Desde o início do mês os elevadores do térreo foram plotados com temas da campanha, por onde todos passam, com mensagens de motivação, incentivo e valorização da vida. A partir desta quarta-feira (11), terá uma caixa com mensagens de motivação, ao lado do local que os funcionários batem o ponto, para que eles leiam uma mensagem antes de começar a trabalhar, na saída, ou quando achar pertinente.

FONTE: Da Redação
REPORTAR ERROREPORTAR ERRO

TVGeral

Venha viver essa experiência! Quem corre é + feliz!
Publicidade
Cruzeiro do Sul
Academia First
Bahia Aqui é Trabalho 1019
Elo Engenharia
Vilage
PMFS Outubro Rosa 2019
First
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia
Ornamentação e Decoração de Festas