STF autoriza regime semiaberto para hacker Walter Delgatti, que invadiu sistemas da Justiça

PolíticaInvasão de sistemas

STF autoriza regime semiaberto para hacker Walter Delgatti, que invadiu sistemas da Justiça

Na decisão, ministro Alexandre de Moraes considerou cumpridas as exigências legais para o benefício; Delgatti foi condenado por invasão de sistemas do CNJ 

Foto: Lula Marques/ Agência Brasil
Na decisão, ministro Alexandre de Moraes considerou cumpridas as exigências legais para o benefício; Delgatti foi condenado por invasão de sistemas do CNJ

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a progressão de regime do hacker Walter Delgatti Neto do fechado para o semiaberto. Ele cumpre pena decorrente de condenação imposta pela Primeira Turma da Corte.

Delgatti foi sentenciado na Ação Penal (AP) 2428 à pena de oito anos e três meses de prisão pelos crimes de invasão de sistemas e adulteração de documentos do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). No mesmo julgamento, a então deputada federal Carla Zambelli foi condenada a 10 anos de prisão, em regime inicial fechado, além da perda do mandato. Ambos foram condenados pela prática dos crimes de invasão de dispositivo informático e falsidade ideológica.

📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

A defesa do condenado apresentou pedido de progressão ao regime semiaberto, alegando que ele já cumpriu os requisitos previstos na Lei de Execução Penal (LEP). A Procuradoria-Geral da República (PGR) manifestou-se favoravelmente ao deferimento do pedido.

Na decisão proferida no âmbito da Execução Penal (EP) 150, o ministro Alexandre de Moraes observou que o Delgatti cumpriu 20% da pena, requisito objetivo aplicável a apenados reincidentes que tenham praticado crime sem violência à pessoa ou grave ameaça. Além disso, ficou comprovado que ele apresenta "ótimo comportamento carcerário", conforme certidões emitidas pela direção da unidade prisional.

O relator determinou ainda que a Secretaria da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP/SP) adote as providências necessárias para a transferência do sentenciado para estabelecimento prisional compatível com o regime semiaberto. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 12 Fevereiro 2026

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/