Desvio de septo: quando é recomendado operar?

Saúde e Bem Estar​Septo nasal

Desvio de septo: quando é recomendado operar?

Nem todo desvio de septo precisa ser corrigido na mesa cirúrgica 

Crédito: Divulgação
O septo nasal é uma estrutura constituída de osso e cartilagem, que separam uma narina da outra. Quando essa "parede" tende mais para uma das fossas nasais, dificultando que ela exerça sua função de maneira correta, temos a condição chamada de desvio de septo.

Estima-se que 80% da população brasileira apresente essa característica, mas que nem sempre evolui para problemas respiratórios. A deformidade pode ocorrer tanto por um crescimento exagerado da cartilagem, quanto por um evento traumático, como é o caso de acidentes ou pancadas.

Nem todo o desvio de septo precisa resultar em uma cirurgia. As recomendações são realizadas apenas quando a condição traz problemas ao paciente, como dificuldade para respirar. Segundo o otorrinolaringologista Dr. Edson Freitas, a obstrução nasal costuma ser uma das queixas mais comuns de quem convive com o desvio, visto que ele pode facilitar a retenção de secreções, sangramentos e trazer dificuldade para dormir.

O otorrinolaringologista aponta que avaliação médica é indispensável na tomada de decisão quanto a operar ou não. Por meio de uma avaliação completa, que envolve exame físico, assim como tomografia computadorizada e nasofribrolaringoscopia, o especialista ponderará sobre como resolver o problema.

Caso necessária a cirurgia, Dr. Edson Freitas tranquiliza quanto à simplicidade do procedimento, que é realizado via endonasal e com auxílio de anestesia geral. "O paciente costuma ficar cerca de oito horas no hospital apenas, necessitando de 7 dias de repouso após a alta. Após esse período, ele pode retornar às atividades cotidianas, com exceção dos exercícios físicos, que só estão liberados após quatro semanas de cirurgia, em média", elucida.

Em casos específicos, quando o desvio de septo se dá por uma deformidade do próprio nariz, o chamado nariz torto, a rinoplastia costuma ser a opção mais adequada. "O procedimento melhora autoestima do paciente, assim como corrige outras irregularidades do nariz que apenas a cirurgia de desvio não seria capaz de resolver", diz.

Quem deseja aproveitar a cirurgia da correção de septo para melhorar a parte estética também, faz a rinosseptoplastia — a união das cirurgias para corrigir falhas respiratórias e o formato do nariz.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 23 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/