Feira aplica 241 doses da nova vacina contra o VSR nos primeiros dois dias de imunização
A imunização começou na sexta-feira (6), quando foram aplicadas 68 doses, e avançou nesta segunda-feira (8), com mais 173
Em dois dias, Feira de Santana aplicou 241 doses da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que é destinada às gestantes a partir de 28 semanas. A imunização começou na sexta-feira (6), quando foram aplicadas 68 doses, e avançou nesta segunda-feira (8), com mais 173 gestantes vacinadas.
A vacina está disponível em 103 salas de imunização do município. O imunizante previne infecções respiratórias graves, como bronquiolite e pneumonia, protegendo o bebê ainda durante a gestação. O VSR é apontado como o principal causador de bronquiolite e responsável por cerca de 75% das infecções respiratórias em crianças menores de dois anos, podendo gerar complicações sérias nos primeiros meses de vida.
Na sexta-feira, o município recebeu 1.020 doses — parte do total de 8.157 previstas para Feira de Santana. Nesta segunda-feira (8), a Rede de Frio recebeu mais 1.020 doses, que serão distribuídas às unidades, reforçando o abastecimento.
📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
O esquema vacinal consiste em dose única por gestação, aplicada por via intramuscular (0,5 mL). O imunizante ABRYSVO, recém-incorporado à rotina do Programa Nacional de Imunizações (PNI), pode ser administrado juntamente com outras vacinas do calendário, sem necessidade de intervalo.
A coordenadora da Rede de Frio, Natálya Duarte, destaca a importância da adesão das gestantes. "A chegada dessa vacina representa um avanço significativo na proteção dos recém-nascidos. Estamos garantindo a distribuição para todas as salas de vacinação e reforçamos que as gestantes procurem as unidades para se imunizar o quanto antes, assegurando uma gestação mais tranquila e protegida", afirma.
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.