Novembro Azul: CMPC confirma 12 casos positivos de câncer de próstata em Feira de Santana
A campanha também reforça a importância de combater o preconceito, estimular a realização de exames como PSA e toque retal
Durante o mês mundial de conscientização sobre a saúde masculina, a Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Fundação Hospitalar, intensificou as ações da campanha Novembro Azul, reforçando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata — o segundo tipo de câncer mais frequente entre homens no Brasil.
O Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC) Romilda Maltês ampliou a oferta de consultas, exames de rastreio e atendimentos especializados. Somente em 2025, a unidade já confirmou 12 novos casos positivos da doença. Entre 2018 e 2024, o CMPC diagnosticou 717 casos de câncer de próstata. No cenário nacional, dados de 2024 apontam que cerca de 48 homens morrem todos os dias no país em decorrência do câncer de próstata.
A campanha também reforça a importância de combater o preconceito, estimular a realização de exames como PSA e toque retal, e orientar sobre hábitos de vida saudáveis.
📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp
De acordo com a Fundação Hospitalar, o CMPC tem realizado atendimentos diários, tanto por demanda espontânea quanto por encaminhamentos da rede municipal de saúde.
Os agendamentos podem ser feitos de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, na Rua Barão do Rio Branco, 621 – Centro.
Telefone: (75) 3602-7339.
Procedimentos realizados até o momento:
- 154 consultas com urologista
- 180 ultrassonografias (USG) de próstata
- 250 USG abdominal total
- 110 eletrocardiogramas (ECG)
Procedimentos já agendados:
- 180 consultas com urologista
- 1.037 exames de PSA
- 620 USG de próstata
- 250 USG abdominal total
- 110 eletrocardiogramas
Além dos exames de rastreio, o CMPC realiza encaminhamentos para atendimento psicológico e para unidades de referência, garantindo acompanhamento integral aos pacientes diagnosticados.
Prevenção aumenta a chance de curaA diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, reforça que o município ampliou a oferta de consultas e exames para incentivar o cuidado com a saúde do homem.
"Essas ações são fundamentais para a prevenção de doenças. E temos dados que comprovam a importância desse trabalho realizado nas nossas unidades de saúde", afirma.
Gilberte destaca que, quando identificado de forma precoce, o câncer de próstata pode garantir até 98% de chance de sobrevida ao paciente.
Casos detectados em anos anteriores2023
- Próstata: 143 casos
- Mama: 63 casos
- Útero: 39 casos
- Tireoide: 10 casos
2022
- Mama: 74 casos
- Próstata: 114 casos
- Pele: 2 casos
- Útero: 36 casos
- Tireoide: 2 casos
- Esôfago: 1 caso
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.