Bombeiros orientam banhistas durante Carnaval de Salvador

SegurançaBahia

Bombeiros orientam banhistas durante Carnaval de Salvador

Grupo já realizou 1160 ações preventivas 

Crédito: Divulgação
Durante a folia momesca, o 13° Grupamento de Bombeiros Militar (13° GBM/Gmar) reforçou o atendimento nas praias da Barra e Ondina. O GBM está empregando 107 miliares, entre guarda-vidas e equipe náutica, além de equipamentos como motos aquáticas e botes.

Nos primeiros cinco dias de Carnaval, os profissionais atenderam a 34 ocorrências, além de realizar 1160 ações preventivas. "As prevenções são aquelas atitudes em que a gente percebe o banhista entrando em um local de risco, com correnteza, e nós vamos lá fazer a orientação, retiramos aquela vítima dali para que não aconteça o pior. Já realizamos, também no Carnaval, 17 resgates. Graças a Deus, não tivemos nenhuma vítima com óbito", conta o comandante do 13° GBM/Gmar, o major BM Francisco Duarte.

Segundo ele, historicamente, as ocorrências mais atendidas durante esse período são relacionadas a crianças perdidas e atendimento pré-hospitalar (APH): "por isso, atuamos de forma ainda mais intensa na prevenção. Orientamos os banhistas sobre os cuidados e riscos quando distribuímos as pulseiras de identificação para as crianças".

De acordo com o oficial, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas é uma das principais causas do APH. "Muita gente ingere álcool demasiadamente e, em seguida, entra na água, o que é muito perigoso. Devemos lembrar que bebida alcoólica e mar não combinam, vamos ter cuidado", pontua.

Outra observação apontada pelo major é em relação as selfies nas pedras, pois existe a possibilidade de a pessoa escorregar e acabar se machucando. "Temos atendido muitas ocorrências nesse sentido. E, para o banho de mar, devemos pedir orientação dos guarda-vidas, para sabermos o local mais seguro", destaca.

Para a banhista Rita de Fátima, a presença do Corpo de Bombeiros traz acolhimento e proteção ao turista: "a gente sabe que, se ocorrer alguma coisa, o bombeiro está próximo e vai vir de imediato para o socorro, além de, também, conscientizar. Se tem bombeiro é porque tem alguma área de risco, e ele está ali para orientar e ajudar a população".

Cuidado com crianças

Segundo o major Duarte, pais e responsáveis devem manter a atenção redobrada com os pequenos nas praias. "Se trouxer crianças para a praia, mantenha a supervisão constante e lembre-se que a diversão é para as crianças. Se entrar na água, a mantenha sempre a uma distância de um braço", acrescenta.

A banhista Taise Santos lembra de uma situação de uma criança perdida durante a noite, no circuito: "eles [os bombeiros] tiveram todo cuidado do mundo, deram toda assistência à criança. Fica um [profissional] próximo ao outro, sempre em alerta, com crianças principalmente".

O uso do protetor solar e o cuidado com a alimentação também são fundamentais. Os guarda-vidas estão atuando durante 24 horas no período de Carnaval, os militares observam os banhistas e orientam sobre os cuidados tanto na faixa de areia quando dentro da água. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/