Polícia Civil da Bahia localiza em Florianópolis líder de grupo criminoso atuante em Coração de Maria

SegurançaAção conjunta

Polícia Civil da Bahia localiza em Florianópolis líder de grupo criminoso atuante em Coração de Maria

O homem responderá pelos delitos de feminicídio, tentativa de homicídio e organização criminosa 

Foto: Divulgação/ Ascom PCBA
A atuação conjunta da Polícia Civil da Bahia e das forças de segurança do estado de Santa Catarina resultou, na segunda-feira (8), na prisão de um homem apontado como líder de uma organização criminosa que controlava o tráfico de drogas nas cidades de Coração de Maria, Conceição do Jacuípe e Feira de Santana. Contra o alvo, que foi encontrado na capital catarinense, havia mandado de prisão em aberto, expedido pela Justiça baiana.

O investigado foi localizado na comunidade Chico Mendes e, segundo as apurações, mesmo residindo em outra unidade da federação, exercia comando direto sobre o grupo, autorizando execuções e punições internas, além de ordenar ações para intimidar a população. As investigações apontaram que a estrutura ilícita possuía gerentes locais responsáveis pela venda de entorpecentes e administração local da atividade criminosa, enquanto o detido utilizava aplicativos de mensagens e ligações para coordenar as atividades à distância.

📱 Faça parte do canal do Folha do Estado no WhatsApp

Entre os crimes atribuídos ao homem está o feminicídio de Rebeca Barbosa, ocorrido em outubro de 2025. O inquérito policial apurou que a ordem para a execução partiu do homem via telefone, após solicitação de um subordinado. Ele também é responsabilizado por determinar tentativas de homicídio, sequestros e cárcere privado, atuando como responsável final por resolver conflitos e autorizar mortes contra rivais ou integrantes do próprio grupo.

Após a prisão, foi solicitado o recambiamento do preso para o território baiano, onde responderá pelos delitos de feminicídio, tentativa de homicídio e organização criminosa. A operação foi executada pela Delegacia Territorial de Coração de Maria, unidade da 3ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Santo Amaro), com o apoio da Polícia Civil de Santa Catarina e da Polícia Militar catarinense, por meio do BOPE e do Tático do 22º Batalhão. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Terça, 09 Dezembro 2025

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/