NOTÍCIAS DA CIDADE JARDIM

Em Busca da RazãoFeira de Santana

NOTÍCIAS DA CIDADE JARDIM

EDITORIAL DA SEMANA

Crédito: Reprodução

São Gonçalo dos Campos, a CIDADE JARDIM, proporcionou a população local e visitantes, momentos da mais pura euforia e descontração, alegria e bem estar com a realização dos festejos juninos e o resgate do Festival de inverno. A cidade foi decorada a capricho como nunca antes visto, pelo menos que nós tivéssemos presenciado, enaltecido pela população local e dezena de milhares de pessoas que visitaram a nossa "CAPELA" no decorrer dos festejos, onde inúmeras atrações em nível nacional abrilhantaram o espetáculo.

A equipe de jornalismo TV Bahia divulgou sábado passado, no programa Mosaico Baiano, com o apoio da prefeitura, os melhores momentos da "CIDADE JARDIM FESTIVAL" , uma produção de nível com riqueza de detalhes que encheu de orgulho os " CAPELISTAS" e mostrou para a Bahia que são poucas as cidades que conseguem realizar eventos públicos e atrair uma presença de pessoas com elevado nível social, a exemplo do que ocorreu durante as festividades que ocorreram em são Gonçalo. Milhares e milhares de pessoas se fizeram presentes, não houve registro de um único conflito, muito menos uma ocorrência policial.

A administração municipal sob o comando do Prefeito Tarcisio Pedreira, conseguiu elevar a alta estima do são-gonçalense que se encontrava em baixa, cansado e saturado das divergências políticas que imperava na cidade estimulado pelos confrontos que os governantes que o antecederam impunham na cidade, onde era comum irmão se desentendendo com irmão, amigos se tornando rivais, conflito entre familiares, tudo isso acontecendo em consequência da maneira inadequada, na condução e orientação da política perversa e hostil imposta a uma população pacata, ordeira, reconhecida em toda a Bahia pela maneira tranquila que viviam o seu dia-a-dia e muito bem recebia e cativava os visitantes.

Felizmente tudo isso está ficando para trás, no passado negro que perdurou na cidade, quando São Gonçalo era destaque constante nos noticiários policiais nos principias veículos de comunicação em nível regional e estadual, com a população sensata sendo obrigada a aturar e conviver com todos esses malefícios.
A administração do Prefeito Tarcísio Pedreira está deixando claro para todos que está disposto a enterrar esse passado sombrio que perdurou na cidade por mais de uma década, está galopando para deixar o prejuízo para trás, pelo menos é o pensamento da classe empresarial, membros da sociedade civil organizada e populares que nós temos procurado fazer contato constante, uma espécie de pesquisa corpo a corpo sobre o atual momento que vive a nossa terra natal.

Não devemos permitir que ações como a que demoliu uma residência centenária como este imóvel pertencente a familiares do saudoso comerciante Joel Magalhães apague a imagem que ainda nos resta de São Gonçalo do século passado.

A maioria absoluta são unânimes em afirmar que são Gonçalo encontrou o caminho que trilhava em um passado não muito distante, paulatinamente a cidade vai se reencontrando. O patrimônio público está sendo restaurados, as praças e jardins revitalizados, o seu comércio pujante cresce acima da média das demais cidades que compõem a região metropolitana de Feira de Santana, estando a merecer uma maior atenção do poder público para definir a sua expansão a fim de evitar a demolição de construções centenárias que tão bem resgatam a imagem urbana do passado histórico da cidade. Chegaram as Lojas Americanas e deu um bom exemplo para as autoridades ao se instalar nos arredores do Centro de Abastecimento, local para onde deve prosseguir a expansão do comércio local. Outros empreendimentos de porte estão a anunciar a presença entre nós. 

A Expansão imobiliária com novos lançamentos estão sempre presente, Foi lançado o loteamento "Residencial Jatobá", cerca de 70 casas com dois e três quartos com suíte, em elevado padrão de construção, foi construído o Mini Shopping Vila Elza, um centro comercial está sendo edificado ao seu lado, são cerca de 14 lojas que serão disponibilizadas até o final deste ano. Familiares do saudoso pecuarista, Marcelo Gomes fez o lançamento de um empreendimento imobiliário dos mais arrojados já visto na cidade. Outro projeto de grande porte também no setor imobiliário está sendo implantado pelo empresário Rogério Lacerda defronte a Marina Amarante separada pelo rio e ligadas por meio de um teleférico, entre outros lançamentos e construções de menor porte.

Precisamos começar a pensar em atualizar o nosso Plano Diretor, já se passaram mais de dez anos da sua confecção, muita coisa ocorreu ou surgiu em são Gonçalo nos últimos anos, Foram dois novos polos industriais, o do São João e o da Br-101 com a instalação do ponto de distribuição da perfumaria O Boticário". A ESPANSÃO imobiliária é uma realidade, enquanto o comércio pelo eu dinamismo cresce sem a orientação devida, meio como que desordenadamente, demolindo o que não deveria para dar espaço a novos empreendimentos do setor: "TÁ ERRRADO TEMOS QUE DAR UM BASTA NISTO".

A presença assídua dos moradores na zona rural do município nas audiências públicas quando da elaboração do Plano diretor vigente da cidade, deixou bem claro que sabe o que quer e opinou no que deseja de melhor par a localidade onde vive e o município como um todo.
A atualização do Plano diretor e a consequente realização de audiências públicas é a maneira mais democrática de ouvir a pulação do que ela pensa e o que deseja para a sua cidade. Recursos a fundo perdidos para custear as despesas estão disponibilizados na esfera federal, basta preparar a documentação e requisitar em Brasília. 

Acompanhamos a elaboração do Plano diretor vigente e testemunhamos a presença maciça da população em querer opinar sobre o destino do município e o futuro da localidade onde vive. E o que nos chamou mais a atenção foi uma maior participação por parte do são-gonçalense que mora na zona rural em relação àqueles que residem na sede do município. Tanto é que as audiências realizadas nos distritos e povoados estavam sempre a superar as expectativas com a relação à presença do público.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/