Os passos do IBF em São Gonçalo dos Campos

Em Busca da RazãoFeira de Santana

Os passos do IBF em São Gonçalo dos Campos

EDITORIAL DA SEMANA

Crédito: Reprodução

Esta semana recebemos um documento da parte de um grande amigo, ex-secretário municipal e ex-vice-prefeito da cidade de São Gonçalo, um velho conhecido da infância, com o qual mantemos uma amizade de um verdadeiro irmão, um estudioso das coisas da cidade que, pela qualidade do conteúdo e a profundidade com que é tratada a matéria, resolvemos reproduzi-lo na integra, quando ele fala da importância do I.B.F. - INSTITUTO BAHIANO DO FUMO para o desenvolvimento do município de São Gonçalo, o qual retrata uma parte da história recente de nossa querida "CAPELA".Estamos nos referido ao advogado José Mendes, mais conhecido na sua roda de amigos mais próximos como "ZEQUINHA DE MENININHO".


O município de São Gonçalo dos Campos está localizado, a 108 km de Salvador, às margens da BR101 e integra o privilegiado clima do grupo de municípios que compõe o lago de "Pedra doCavalo", o mais importante manancial de abastecimento de água da região metropolitana de Salvador e outras comunidades do entorno da grande Feira de Santana. 

município foi criado com os territórios limítrofes das freguesias destes com Cachoeira e Nossa Senhora do Regate das Umburanas, hoje Antônio Cardoso, que foram desmembrados de Cachoeira através da Lei Providencial de 28 de julho de 1884 há, portanto, mais de 134 anos de emancipação política, com a denominação de São Gonçalo dos Campos, seu substantivo próprio locativo. 

Desde os tempos remotos, lá para os idos de 1943, sua economia principal era o fumo, sustentáculo maior da cultura fomentadora do abastecimento e fonte de sustentação para as famílias que buscavam a sobrevivência de forma laborativa historicamente. 

Sempre foi um município de grandes tradições culturais e que necessitam serem preserva dos, constituídas a cidade de praças bem arborizadas, centenários oitizeiros, belos coretos, igreja erigida no estilo arquitetônico, além das áreas verdejantes que denomina como "CIDADE JARDIM". São Gonçalo dos Campos foi escolhido como o primeiro município do Estado, através da Secretaria da Agricultura que instituiu a autarquia denominada I.B.F - INSTITUTO BAHIANO DO FUMOcom a finalidade exclusiva de fomentar a economia estadual mais precisamente através da lavoura fumageira que durou mais de 40 anos, isto, desde 1943 até 1983.

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 25 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/