Ponto e Vírgula 04/11/2025
SOBE - Lateral do Bahia, Luciano Juba, por ser convocado para a Seleção Brasileira.
DESCE - Cidades na Bahia e em SP, por serem investigadas pela Polícia Federal, por indício de superfaturamento de material didático.
Cotado
O senador Jaques Wagner (PT), é um dos principais nomes cotados para assumir a presidência da CPI do Crime Organizado, que será instalada, hoje (4), no Senado Federal (Leia mais na página 6 desta edição). A movimentação do governo visa garantir o comando do colegiado e evitar surpresas semelhantes às ocorridas na CPMI do INSS. Além de Wagner, o senador Fabiano Contarato (PT), também é apontado como opção, ambos considerados capazes de manter diálogo e respeito com a oposição.
Cotado I
Na oposição, Flávio Bolsonaro (PL), também aparece como cotado. Filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, ele preside a Comissão de Segurança Pública do Senado. Outra alternativa seria Sérgio Moro (União Brasil), mas o senador está concentrado na CPMI do INSS.
Salvador-Itaparica
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou, ontem (3), Mateus Dias como o novo secretário da Ponte Salvador-Ilha de Itaparica. O novo secretário será o responsável à frente da Secretaria da Ponte (Seponte), que coordenará todos os assuntos ligados à obra que vai ligar a capital baiana com a ilha. Dias atualmente ocupa o cargo de superintendente de Planejamento e Logística da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), tendo sido ele o responsável por apresentar o projeto da Seponte à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Além de Mateus, o governador também revelou Pedro Dórea como chefe de gabinete da nova secretaria.
Linguagem neutra
Usada para se referir a pessoas que se identificam como não-binárias, a linguagem neutra pode ser proibida na Bahia. O projeto, apresentado pelo deputado Diego Castro (PL), vai impedir o tipo de comunicação em documentos, atos normativos, materiais didáticos e demais manifestações oficiais do poder público baiano. Conforme o deputado, a proposição busca preservar norma da língua portuguesa, em comunicações oficiais do poder público estadual, promovendo assim uma padronização e acessibilidade linguística. Mauro Cid O tenente-coronel
Mauro Cid
retirou a tornozeleira eletrônica durante audiência no STF (Supremo Tribunal Federal), na tarde de ontem (3). Ex-ajudante de Jair Bolsonaro (PL), o militar passou a cumprir sua pena definitiva de dois anos de reclusão por participação, no que Alexandre de Morais chama de "trama golpista". Cid usava tornozeleira eletrônica desde setembro de 2023, quando deixou a prisão preventiva com o acordo de colaboração premiada com a Polícia Federal homologada no STF. A reunião, no Supremo, durou pouco mais de 30 minutos. Ela marca o início do cumprimento da pena e serve para a defesa do condenado ser informada sobre os próximos passos relacionados à condenação.
AGU
O site Política Livre publicou que o advogado-geral da Petrobras, Wellington César Lima e Silva, é o nome mais cotado para assumir a Advocacia-Geral da União (AGU) caso o atual titular, Jorge Messias, seja indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para a vaga deixada pelo ministro Luís Roberto Barroso, no Supremo Tribunal Federal (STF). Baiano, Wellington César, hoje, está em um dos cargos estratégicos mais influentes da estatal, com atuação direta em todas as decisões e discussões jurídicas da companhia.
2,12 milhões de votos
O plebiscito popular sobre a isenção do Imposto de Renda para salários até R$ 5.000 e fim da escala 6x1 terminou com 2,12 milhões de votos, sendo 60% depositados de forma presencial, segundo a comissão organizadora da consulta. Durante 103 dias, entre julho e outubro, foram colocadas urnas em sedes de sindicatos, movimentos populares, partidos e associações pelo país, para colher os votos. Também foi possível votar de forma on-line. Os resultados serão entregues nesta semana pelos responsáveis pelo plebiscito ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União- -AP), em audiência
Comentários:
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.