Ponto e Vírgula 02/03/2024

Ponto e Vírgula 02/03/2024

Sobe - Brasil por voltar ao grupo das 10 maiores economias do mundo. O país ultrapassou o Canadá e a Rússia e ocupa a 9ª posição do ranking.

Desce - Vereador que protagonizou confusão na Câmara Municipal de Lauro de Freitas.

Tiro no pé

O movimento do Republicanos aceitando a filiação do vereador Edvaldo Lima aos quadros do partido é um risco grande para a agremiação. Além de Eli Ribeiro, que passou dos 4 mil votos, e Edvaldo também, chega-se ao número de cerca de 8.500 votos. Com esses dois pesos pesados, acredito que nenhum candidato, de médio e pequeno porte, se atreverá a disputar a eleição com eles.

Arranjo e resultado

Aí o risco fica maior, porque no formato estabelecido pelo partido na eleição passada, elegeu um: o pastor da IURD, Eli Ribeiro. O partido secando, como pode acontecer, poderá não eleger nenhum. Se uma força descomunal for usada para levar outros candidatos para o partido conseguir quociente eleitoral, ficará fora o da IURD e entrará o da Assembleia. Enfim, só Jesus na causa.

Cuidado com o cão

O vereador Galeguinho SPA fez a campanha para vereador em 2020 com a garantia de que doaria seu salário mensalmente para associações na cidade e ele até começou, mas, depois, não deu mais relatório para onde iam os recursos oriundos dos proventos. O vereador, agora, está anunciando que doará, mensalmente, 500 quilos de ração para animais. Foi com esse negócio de proteger animais que, eleito, o deputado Marcel Morais perdeu o mandato porque fez campanha capando cães.

Jovens Por Feira

Acontecerá neste sábado (2), no auditório da CDL, às 16 horas, o encontro 'Jovens por Feira'. Um encontro do União Jovem do Brasil, um dos braços do União Brasil, juntamente com o Projeto Jovem Índigo. O projeto de formação política já uniu mais de mil membros do UJB em sete Estados: Acre, Bahia, Ceará, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Santa Catarina. O propósito de atuação do UJB é fazer com que os jovens superem o papel de meros idealistas, como pensam muitos da velha política, e se tornem realizadores de fato, atores vivos e influentes da política nacional. O ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo, fará parte do encontro.

Luto

O deputado federal Zé Neto (PT) lamentou através das redes sociais, a morte da jornalista e advogada feirense Nayá Bastos Santos Lôbo, de 33 anos, ex-colaboradora do Mandato da Luta. Ela faleceu vítima de infarto, no Estado de Alagoas, onde trabalhava atualmente como Assessora Jurídica da Defensoria Pública, lotada no município de Arapiraca. "Triste com a notícia do passamento de Nayá, que trabalhou conosco na Comunicação. Uma amiga querida, feirense da gema, que estava morando em Arapiraca, onde foi aprovada recentemente em um concurso público, mulher dedicada, do bem e extremamente comprometida por onde passou. Fica nossa saudade, nossa solidariedade, nossa homenagem e reconhecimento de todo Mandato da Luta. Que Deus dê a ela um caminho de luz e conforte amigos e familiares. Nayá, presente!!!", postou Zé Neto.

Banheiros

Um projeto de lei que propõe a proibição do uso de banheiros em escolas, tanto públicas quanto privadas, com base na identidade de gênero, ou seja, no gênero com o qual a pessoa se identifica, foi apresentado pelo deputado estadual Diego Castro (PL). O deputado ressaltou que entre esses direitos fundamentais está "a inviolabilidade daintimidade, da vida privada, da honra e da imagem, garantidos pela Constituição Federal".

União Brasil

Ao assumir a vice-presidência do União Brasil, na quinta-feira (29), o ex-prefeito de Salvador ACM Neto destacou a convergência entre os principais líderes da legenda em torno do nome de Antônio de Rueda, eleito presidente da sigla. "Nós tivemos aqui o apoio de quatro governadores, todos os senadores, mais de 50 deputados federais, prefeitos. A gente pode ver hoje que não víamos há muito tempo. A junção de todos os líderes políticos em um só ato e propósito, marcado fundamentalmente pela presença de representantes pelo voto, por densidade política eleitoral", disse Neto.

Haddad

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu por 5 a 2, multar o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em R$ 10 mil, por promover propaganda eleitoral irregular na internet durante sua campanha pelo PT ao governo de São Paulo, em 2022. Haddad foi condenado por ter impulsionado no Google resultados positivos sobre si quando eram feitas buscas com o nome de Rodrigo Garcia (PSDB), então seu adversário direto na corrida pelo Palácio dos Bandeirantes. Ao se buscar o nome de Garcia, aparecia como resultado o link direcionando ao site do candidato petista. O relator, ministro Raul Araújo, concordou com o entendimento do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), que considerou haver fraude no cumprimento das regras eleitorais.

Camaçari

O PCdoB reuniu a executiva estadual do partido na Bahia e anunciou o apoio ao nome de Luiz Caetano para a Prefeitura de Camaçari. A pré-candidatura de Caetano será lançada oficialmente na sexta-feira (01), no Clube Social da cidade. O presidente do partido na Bahia, Geraldo Galindo, e os deputados federais Alice Portugal e Daniel Almeida, o deputado estadual Bobô, o secretário estadual Davidson Magalhães, a presidente da legenda, em Camaçari, Branca, lideranças políticas e membros do partido compareceram na reunião.

Federação

O líder do União Brasil, na Câmara, Elmar Nascimento, defendeu que o partido forme uma federação com o PP e o Republicanos. A ideia de unir as principais siglas do Centrão surgiu ainda em 2022, após as eleições presidenciais, mas até agora não se concretizou devido a impasses regionais. O assunto voltou à tona durante a convenção que elegeu o advogado Antônio Rueda como novo presidente do União Brasil, no lugar de Luciano Bivar. O presidente do PP, Ciro Nogueira, compareceu à sede do União, em Brasília, para acompanhar o anúncio do resultado da reunião. 

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Domingo, 28 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/