Ponto e Vírgula 02/05/2023

Ponto e Vírgula 02/05/2023

Sobe - A capacidade produtiva e inventiva do trabalhador brasileiro, que quando não encontra o trabalho formal, se submetem até a informalidade e se preparam para o empreendedorismo legal.

Desce - Ministério da Saúde, do governo passado, que comprou medicamentos com curto prazo de validade, o que vai encejar agora um prejuízo de 90 milhões ao erário e a saúde pública.

Formigueiro

O que se questiona, e que é procedente entre pré-candidatos a vereador, em Feira de Santana, é a quantidade de vagas que devem ser disponibilizadas para ocupantes do legislativo na cidade. Há mais de 20 anos, o número de cadeiras na Câmara é de 21 vagas, mas, a legislação eleitoral permite que esse número, tomando como base, a população de Feira, possa chegar a 27. Fazem duas semanas, o vereador Jurandy Carvalho (PL), se pronunciou para que se aumente esse número de 21, para 25 cadeiras - o que dará maior representatividade ao eleitorado, e que não causa nenhum gasto adicional, com base na lei, aos cofres públicos. Agora, é esperar os reacionários.

Convocação

Está na Câmara Municipal de Feira de Santana requerimento que convoca a secretária de Saúde, Cristiane Campos, para ser ouvida sobre a situação da saúde no município. A iniciativa é da Comissão de Saúde da Casa Legislativa.

Função

O presidente Lula delegou ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, a função mais espinhosa no governo: dizer não à primeira-dama Janja. A informação é do blog Radar, da Veja. "Não é nada fácil", disse um ministro à publicação. Presente em viagens oficiais e reuniões de trabalho, a primeira-dama tem dividido os holofotes com o presidente, o que provoca críticas até mesmo de petistas que despacham no Planalto.

Republicanos

O presidente do Republicanos, Marcos Pereira (SP), usou suas redes sociais, para afirmar que os parlamentares da legenda votarão contra a aprovação do chamado PL das Fake News. "O relator [Orlando Silva] já apresentou o novo texto - é verdade que ele fez vários ajustes, acatou muitas sugestões da bancada evangélica, de vários parlamentares, de vários partidos, inclusive do republicanos - mas o texto continua ruim. Portanto, a decisão do Republicanos, venho anunciar, é votar não ao projeto", disse.

Sobrecarga

Parlamentares da base do governo, de partidos como MDB, PSD e do próprio PT, têm dito nos bastidores que o ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, está sobrecarregado na articulação política para atender a todas as demandas do Legislativo. Eles sugerem que ele conte com a ajuda do ministro da Casa Civil, Rui Costa, ainda que provisoriamente. Interlocutores de Rui, por sua vez, descartam essa possibilidade. Eles dizem que o ministro precisa viabilizar a entrega de programas cobrados por Lula. Ponderam que o chefe da Casa Civil tem atuado apenas pontualmente junto ao Congresso para negociar alterações no PL do marco do saneamento e evitar uma derrota para o governo.

PSDB

O PSDB contratou uma consultoria para fazer um "diagnóstico propositivo" sobre o futuro do partido, que diminuiu após a eleição do ano passado e busca se reerguer. O trabalho está a cargo de Irina Bullara, ex-presidente do RenovaBR, grupo que busca novas lideranças na política. A consultoria foi contratada por decisão do presidente nacional do partido, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que assumiu a legenda com o discurso de renovar a imagem tucana. O custo não foi informado.

Odebrecht

Marcelo Odebrecht terminou de cumprir no início deste ano a pena por corrupção, associação criminosa e lavagem de dinheiro a que foi condenado na Operação Lava Jato. O empreiteiro era presidente da construtora que leva o sobrenome da sua família quando a Lava Jato estourou, em 2014. A operação investigou o conluio de empreiteiras que pagou propinas a centenas de políticos em troca de contratos com a Petrobras. Marcelo foi condenado à prisão em 2015 pelo então juiz Sergio Moro, e os principais executivos do grupo também acabaram presos.

Bancada da bala

A Bancada da Bala, grupo do Congresso Nacional que defende o armamentismo, está desejando derrubar as restrições impostas pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao acesso da população a armas de fogo. Para isso, segundo o jornal O Globo, os parlamentares querem adotar propostas da administração de Dilma Rousseff (PT), em 2015. Na época, a proposta de Dilma queria facilitar a renovação do uso de armas, estabelecendo novas regras para a concessão dos registros. O texto do projeto permitia, por exemplo, que motoristas de caminhão, parlamentares, servidores do Judiciário e agentes de trânsito pudessem usar armas.
 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Segunda, 29 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/