Ponto e Vírgula 03/01/2024

Ponto e Vírgula 03/01/2024

Sobe - Museu de Arte Contemporânea por receber mais de 7 mil visitas em 2023

Desce - Lula por aumentar em até 42% valores de diárias de ministros em viagens e sancionar LDO com repasse de até R$ 4,9 bilhões para o Fundo Eleitoral

Bolsonarismo

A direção do Partido Liberal em Feira de Santana está no caminho certo. Entende que a força do bolsonarismo pode contribuir para eleição de até três vereadores, mas, está ciente de que pode acontecer "infliltração" de candidatos de outros grupos, querendo se filiar ao partido para tirar vantagem da força do líder maior. Não passarão. Não, não, não, não passarão! Eles querem o voto ideológico e por isso, estão focados em novos candidatos e em alguns que já disputaram a eleição, mas, que são puramente bolsonaristas, como indicado na eleição passada. Alguns dos membros do diretório já anteciparam: a porta não será apenas estreita para entrada dos aproveitadores, estarão fechadas para intrusos. Quem pensou em tirar proveitos, procure outro endereço.

Bolsonarismo I

Confirmando o que está escrito na nota acima, o tratamento para a composição da chapa majoritária, candidatura a prefeito, seguirá o mesmo ritmo. Além do deputado federal bolsonarista Capitão Alden (PL), que será cabeça de chapa, o vice, possivelmente, será outro bolsonarista roxo. Trata-se do deputado estadual, Diego Castro (PL). Natural de Salvador, terá que transferir o domicílio eleitoral para Feira de Santana, a fim de se credenciar na disputa. O prazo final é 5 de abril deste ano.

Reunião com pré-candidatos

No próximo dia 18, agora em janeiro, às 18h15, com encerramento às 19h, farei reunião para pré-candidatos a vereador no auditório do CDL, em Feira de Santana. Na oportunidade, trataremos de composição das chapas para o legislativo, explicações sobre o calendário eleitoral e abrirei espaço para debate.

Aprovação dos prefeitos

Realizada entre os dias 25 e 30 de dezembro, uma pesquisa do instituto Atlasintel apontou que Bruno Reis (UB) é o décimo prefeito do Brasil é índice de aprovação, 59% no total. Outros 12% disseram não saber se aprovam ou não e 29% rejeitaram o gestor da capital baiana. Na amostra, 800 pessoas adultas em Salvador foram entrevistadas

Aprovação dos prefeitos I

À frente de Bruno Reis, estão os prefeitos de Recife, João Campos, com 81% de aprovação; Arthur Henrique, de Boa Vista, com 80%; David Almeida, de Manaus, com 79%; Antônio Furlan, de Macapá, com 78%; Topázio Neto, de Florianópolis, com 75%; Álvaro Dias, de Natal, com 74%; Rafael Greca, de Curitiba, com 73%; Hildon Chaves, de Porto Velho, com 71%; e Lorenzo Pazolini, de Vitória, com 68%.

Repúdio

A União dos Municípios da Bahia (UPB) reitera seu compromisso com luta pela redução da alíquota do INSS patronal dos municípios e repudia a manobra do governo federal para deburrubar a decisão do Congresso que desonerou a folha de 17 setores da economia e reduziu de 20% para 8% a contribuição patronal dos municípios. A Diretoria da UPB entende que a apresentação de uma Medida Provisória para suprimir um projeto que acabou de ser aprovado pelos parlamentares fere o rito das instituições e demonstra a falta de sensibilidade do governo, ao reagir de forma equivocada para barrar uma medida que traz equilíbrio fiscal aos municípios e garante milhares de empregos.

Consenso

O ministro Fernando Haddad (Fazenda) admitiu ontem (2), que há consenso dentro do PT para a reeleição do presidente Lula (PT) em 2026. "Durante a campanha, Lula repetiu por diversas vezes que não concorreria à reeleição. Os principais argumentos eram a idade -ele terá 81 anos ao fim do pleito- e a vontade de se aposentar com a primeira-dama Janja da Silva, mas desde que assumiu tem revisto a posição. Acredito que existe consenso dentro do PT e da base aliada sobre a candidatura do presidente Lula em 2026. Na minha opinião, é uma coisa que está bem pacificada. Não se discute".

Vidros blindados

Para garantir mais segurança, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai trocar os vidros do Palácio do Planalto, em Brasília, por material blindado. Os vidros blindados serão instalados no térreo do prédio, com custo previsto de R$ 8 milhões. A instalação é uma reação aos atos de 8 de janeiro, quando houve depredação nas sedes dos Três Poderes. No Palácio do Planalto, o vidro da entrada principal foi quebrado. Para o GSI, a fragilidade dos vidros do edifício colaborou para a sua invasão na ocasião.

MP's

O terceiro mandato de Lula (PT) apresenta o menor índice de medidas provisórias aprovadas quando comparado a seus antecessores, considerando o recorte dos primeiros 11 meses de mandato. Esse cenário ocorre em um ano marcado pela disputa entre os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-PI), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), sobre o rito desse tipo de medida, que tinha sido alterado durante a pandemia. Nesse contexto, parte dessas medidas acabou sendo apresentada em forma de projeto de lei com urgência.

Pesquisas eleitorais

A partir de segunda-feira (1º), todas as entidades ou empresas que realizarem pesquisas de opinião pública sobre intenção de voto em eventuais candidatas e candidatos às Eleições Municipais de 2024 devem fazer o registro prévio do levantamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O registro da pesquisa na Justiça Eleitoral deve ocorrer até cinco dias antes da divulgação dos resultados e deve ser acompanhado das informações previstas no artigo 33 da Lei das Eleições (Lei n° 9.504/1997). Apesar de ser necessário o registro dos levantamentos, a divulgação dos resultados não é obrigatória. 

Veja também:

 

Comentários:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Quinta, 12 Dezembro 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://www.jornalfolhadoestado.com/